UFSM sedia evento nacional referência em cibercultura

De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria receberá, pela primeira vez e de maneira híbrida (presencialmente e online), o XVI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber)

O evento terá como tema a Informação, Tecnodiversidade e Estética, com programação de conferências, mesas, painéis temáticos, lançamento de livros e exposições artísticas abertas. Ao todo, estarão presentes 20 conferencistas do Brasil e do exterior, provenientes de 16 universidades.

Os debates acontecerão em torno de 25 eixos temáticos, como arte, ciência, comunicação, tecnologias e humanidades digitais, tecnologias de mídias, diversidade, decolonização, transdisciplinaridade, ativismo e muito mais.

As exposições e exibições artísticas poderão ser visitadas pela comunidade em geral no campus sede da UFSM, na Vila Belga e no Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

A abertura do simpósio será feita pelo filósofo chinês Yuk Hui, uma das referências sobre filosofia e tecnologia. E o encerramento ficará a cargo da cientista da computação Nina da Hora, hacker antirracista e expert em Inteligência Artificial (IA).

A organização é da UFSM e da ABCiber. A realização é do Centro de Artes e Letras (CAL), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) e do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter) da UFSM.

Mais informações na página do evento e no perfil @abciber no Instagram.