Protagonismo e criatividade são explorados com alunos da Rede Municipal de Ensino no 1º Ideathon

Evento teve participação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM

foto colorida horizontal com jovens sentados ao redor de uma mesa e um homem em pé falando e gesticulando para eles. Todos usam camisetas brancas do conecta cidade
Dinâmica foi realizada no Mercado da Vila Belga com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas

Cerca de 30 alunos das turmas do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Lidovino Fanton e Chácara das Flores foram desafiados a criar soluções criativas para os locais onde estudam. A dinâmica ocorreu durante o 1º Ideathon, uma maratona de inovação para as escolas da Rede Municipal de Ensino e que integra o Conecta Cidade Universitária. Sob a parceria entre Prefeitura, Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), da UFSM, e Sicredi, as atividades foram realizadas no Mercado da Vila Belga, na tarde desta terça-feira (31).

Os alunos foram levados ao Mercado da Vila Belga de “busão”. Ao chegarem lá, receberam camisetas do Ideathon e logo começaram os trabalhos em grupos que misturaram os estudantes de ambas escolas. A dinâmica ocorreu sob a orientação de uma dupla da Proinova, formada pelo administrador Maurício Medina e a coordenadora de Educação Empreendedora, Carmen Rosa. Ela consistiu na lógica problema X solução na qual cada grupo deveria pensar o que poderia ser feito para tornar a escola mais agradável.

Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o Ideathon foi um espaço de participação e de fala para os estudantes: “Foi gratificante dar essa oportunidade aos adolescentes. Eles são muito criativos e inteligentes. Ter essa participação é importante para a vida deles pois dá protagonismo ao fazer parte e interferir no lugar onde estão”.

O aniversariante do dia, Gabriel Ribeiro Mello, de 15 anos, da EMEF Chácara das Flores, propôs a ideia de haver psicólogos na escola. Do grupo em que ele estava participando também surgiram propostas de inclusão e atividades extracurriculares. “Eu pensei em opções que pudessem fazer as pessoas mais felizes na escola. Ter psicólogos no colégio ajudaria a fazer com que todos se sintam melhor”, disse o aluno do 9º ano.

foto colorida horizontal de jovens sentados ao redor de uma mesa onde há uma cartolina branca e vários postits colados
Alunos foram desafiados a propor soluções criativas para os locais onde estudam

Projetos apresentados

De acordo com Carmen, os grupos evoluíram bastante as ideias ao longo da atividade. Foram realizados exercícios de estruturação e apresentação de projeto, oficina de identidade visual. Agora, deverá ocorrer o encaminhamento dos projetos para colocá-los em prática nas duas escolas. Os projetos elaborados estão listados abaixo.

– Educar para o futuro

– Incluir

– Além da Escola

– Aprimorando

– Jogar & aprender

Conforme o professor de História na EMEF Lidovino Fanton, a provocação feita aos estudantes foi valiosa para que eles possam refletir sobre o ambiente em que frequentam, não somente a escola, mas os seus bairros e a cidade onde moram. “Foi importante para eles trazer estas ideias para transformar o contexto onde vivem. Cada um tem uma realidade e já é capaz de ter percepções sobre o local em que estão inseridos”, considerou.

Conecta Cidade Universitária

O Conecta Cidade Universitária teve suas primeiras atividades na última semana de setembro, antes e durante o Descubra UFSM. Trata-se de uma iniciativa pioneira que promove a integração das instituições de Ensino Superior do Município ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação com empreendedorismo, cultura e criatividade. Já participaram do Conecta o rapper Rafa Rafuagi, Beto Parro e Rafa Moritz, da dupla Os Mentalistas, e o autor e palestrante Marcos Piangers.

Texto: Gabriel Marques, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
Fotos: João Vilnei, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria