O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR – DLEM) e o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF – Andifes), em parceria com a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a segunda etapa do 2º Simpósio de Intercâmbio Acadêmico (2º SIA), que será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, no Campus Sede da UFSM.
O 2º SIA visa estimular o desenvolvimento de letramentos acadêmicos em língua inglesa e em língua portuguesa como línguas estrangeiras/adicionais em resposta ao Desafio de Internacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM e oportunizar um espaço multidisciplinar de intercâmbio de pesquisas, dando visibilidade à ciência produzida na UFSM em todas as áreas do conhecimento.
O 2º SIA congrega o 3º Symposium of Academic Exchange (3º SAE) e o 3º Pesquisadores/as Sem Fronteiras: Mostra de Trabalhos em Andamento.
Na primeira etapa do evento, durante a 38ª JAI, houve a estreia do SAE High School, em que estudantes de nível médio do Colégio Politécnico e
do Colégio Técnico Industrial (CTISM) aceitaram o desafio de apresentar seus trabalhos em língua inglesa em até cinco minutos.
Na segunda etapa, haverá apresentações em nível de graduação e de pós-graduação, conforme programação a seguir:
Dia 7 de novembro
9h30 – Abertura oficial do 2º SIA, na Salão Imembuí, Reitoria;
10h30 – Mesa-redonda intitulada “Internacionalização em casa: desafios”;
14h às 17h50 – 1º turno de trabalhos em inglês – SAE Higher Education, no Salão Imembuí, Reitoria;
14h – trabalhos em português como língua adicional – Pesquisadores/as Sem Fronteiras: Mostra de Trabalhos em Andamento, na sala 3282, prédio 16;
Dia 8 de novembro
14h às 17h50 – 2º turno de trabalhos em inglês – SAE Higher Education – no Salão Imembuí, Reitoria.
Com caráter também competitivo, o SAE visa valorizar a participação estudantil nessa atividade e nos desafios que ela propõe. Por isso, conta
com certificação de apresentações que se destacam e premiação para as três melhores apresentações, que envolve produtos/serviços internos na Universidade (LINC e NITRA) e de parceiros da comunidade local.
Além dos primeiros lugares e destaques, que são escolhidos por uma banca avaliadora, o público poderá votar na categoria People’s Choice Award, escolhendo a apresentação mais popular.
Atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do LabLeR/Línguas no Campus, Idiomas sem Fronteiras e SAI.