Na terça-feira (24), às 17h, a Sala de Exposição Nelson Ellwanger, parte do Centro de Documentação e Memória (CDM), no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM Silveira Martins, abriu a exposição “Tecendo cores para um amanhã”, mostra com aquarelas da professora, pesquisadora e artista Lucília Maria Abrahão Sousa (USP/Ribeirão Preto). O evento de abertura contou com alunos e professores do curso de Letras, entre outros convidados, e fez parte da abertura da 26ª edição da Semana de Letras da UFSM, promovida pelas coordenações dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, que ocorre até sexta (27), durante a Jornada Acadêmica Integrada.
A abertura contou com fala da professora e diretora do CDM, Amanda Scherer, que entregou a Lucília o termo de doação das pinturas que constituem a exposição para o CDM da UFSM e um bate-papo com a artista mediada pelo professor e escritor Enéias Tavares. Também houve a entrega de cartões postais aos presentes, baseados na obra da autora, numa parceria com a Imprensa Universitária da UFSM.
No bate-papo, a artista falou sobre criação, rotina de trabalho e a importância da arte para seu fazer acadêmico. “Na arte, diferente do trabalho de ciência, eu tenho um espaço todo meu no qual me permito errar”, reflete ela. Além disso, deu dicas aos alunos e professores presentes sobre exercerem sua criatividade, especialmente em tempos sombrios, no qual pandemia, guerra e irracionalidade muitas vezes marcam o dia a dia fora e dentro da Universidade.
A exposição segue na Sala Nelson Ellwanger até o dia 24 de novembro.
Mais informações sobre a artista e a exposição no site.