Na manhã desta segunda (23), na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), a UFSM premiou os destaques institucionais nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Realizada no Centro de Convenções, a premiação visa àqueles com atuação de destaque nessas áreas.
Destaques do Ensino
Essa categoria é focada em distinguir anualmente os projetos de ensino desenvolvidos com o apoio do programa Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn) e dos Programas de Licenciaturas (Prolicen), vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Estes possuem ações que impactam positiva e relevantemente os processos de ensino, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM, de maneira alinhada aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e favorecendo a melhoria nos cursos de licenciatura.
Com isso, o homenageado do FIEn foi Alejandro Ruiz Padillo, com o projeto “Aplicação de metodologias ativas e experiências inovadoras de ensino-aprendizagem tecnológico”. Ele tem doutorado com menção internacional em Engenharia Civil pela Universidade de Granada (Espanha), revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Ingeniería de Caminos, Canales y Puertos pela Universidade de Granada, revalidado pela UFRGS a bacharelado em Engenharia Civil. Desenvolveu pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (PPGEP-DEPROT) da UFRGS e no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Granada.
Desde 2016, é professor adjunto na UFSM, onde coordena o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT). Atualmente está lotado no Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, onde atua como docente no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Forma parte da Sociedad Panamericana de Investigación en Transporte (PANAMSTR), como líder do Comitê Sustainable Transport.
Já a homenagem da Prolicen foi Andreia Machado Oliveira, com o projeto “Contribuições da arte e tecnologia no ensino das tecnologias digitais emergentes”. Ela é doutora pela UFRGS, na linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM, Canadá; mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na School of Creative Media na City University of Hong Kong. Atualmente é professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e pesquisadora associada da Witwatersrand University/África do Sul.
Andreia é artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, imagem, conectividade, colaboração e subjetivação contemporânea. Também é Idealizadora e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) e líder do gpc.InterArtec/Cnpq, desde 2011.
Destaque da Pesquisa
Desde 2016, a UFSM concede o prêmio Pesquisador Destaque, cuja ideia é homenagear professores que apresentam relevância da sua produção científica e que deram uma contribuição significativa à pós-graduação e à pesquisa ao longo de sua carreira, com impacto no desenvolvimento institucional e da sociedade. Nessa categoria, o contemplado foi o professor Érico Marlon de Moraes Flores.
Érico possui graduação em Química Industrial pela UFSM, mestrado em Química pela mesma e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. É professor titular da UFSM e membro titular da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é diretor da Secretaria de Apoio Internacional e assessor do Reitor da UFSM. Além disso, o docente atua como revisor de mais de 40 periódicos científicos e é assessor científico de diversos órgãos de fomento. Possui patentes de inovação tecnológicas nacionais e internacionais, sendo uma na Alemanha, com produto comercializado em diversos países. Em 2022, foi o primeiro pesquisador latino-americano a receber a medalha Ioannes Marcus Marci, sendo entrevistado pela Revista Arco.
Destaques da Extensão
Nessa categoria, o destaque é atribuído a um docente, a um técnico-administrativo em educação (TAE) e a um representante da comunidade externa, que possuem reconhecida trajetória de trabalho extensionista em prol da parceria entre a UFSM e a sociedade.
Para o Destaque Extensionista Externo, a homenagem foi para Marquita Quevedo. Ela é produtora cultural, carnavalesca, presidente da ONG Igualdade, militante e ativista de direitos humanos e pela cidadania da população LGBTQIAPN+. Foi integrante da primeira torcida de futebol dessa comunidade no Rio Grande do Sul, a Maré Vermelha, do Inter de Santa Maria, fundada na década de 1970.
Já no Destaque Extensionista Técnico-Administrativo em Educação, Hazael Soranzo de Almeida foi o contemplado. Ele é técnico agrícola e engenheiro agrônomo formado pela UFSM, especialista em Agroecologia e Produção Orgânica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Santa Cruz do Sul, mestre em agrobiologia pela UFSM e doutorando em Ciência do Solo pela mesma. Como servidor, está lotado no Departamento de Infraestrutura do Colégio Politécnico. Lá, integra projetos como a Polifeira do Agricultor e passou a atuar também junto ao Laboratório de Floricultura e Paisagismo, arte floral, silvicultura, jardinagem e botânica do Politécnico, no qual estão vinculados os projetos de mandala e relógio biológico de plantas medicinais e temperos. Ademais, o TAE está envolvido no Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia e coordena o setor de floricultura do Colégio, onde atua como professor voluntário nos cursos de Paisagismo e de Fruticultura.
Na categoria Destaque Extensionista Docente o premiado foi Guilherme Sampaio Garbosa. Ele possui graduação em Música bacharelado em clarineta pela Unicamp; aperfeiçoamento em clarineta pela Escola Superior de Música de Trossingen (Alemanha); mestrado em clarineta pelo Conservatório de Rotterdam (Holanda); e doutorado em música pela Universidade Federal da Bahia. Realizou doutorado sanduíche na Indiana University Jacobs School of Music em Bloomington (EUA) no ano acadêmico 2000/2001. Atualmente é professor titular do Departamento de Música da UFSM. Dentre suas atuações estão a participação como membro da comissão organizadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM desde 1995; a realização de oficinas de flauta doce para crianças do Lar de Mirim e de clarineta para alunos da Banda do Maneco e concertos didáticos “Ouvir para crescer”, realizados com o Grupo de Clarinetas da UFSM em escolas e diversos espaços.
Destaques da Inovação
Nessa categoria há as subdivisões “Inovação no mercado”, “Pesquisador na empresa” e “Startup Inovadora”. Na primeira, o agraciado foi Juliano Smanioto Barin. É professor associado da UFSM, vinculado ao Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos. Atua também em inovação e empreendedorismo, desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs, as quais resultam na transferência de tecnologia e introdução no mercado de equipamentos para análises químicas e microbiológicas, bem como ingredientes e novos alimentos e bebidas. Possui patente de inovação tecnológica internacional (Alemanha) com produto – Microwave-Induced Combustion Device, comercializado em diversos países e usado para elaboração de materiais de referência certificados por institutos de metrologia (NIST/EUA).
Juliano também é membro do Comitê de Inovação do Food Tech Hub Brasil, iniciativa pioneira no país que tem como objetivo conectar empresas, centros de pesquisa, universidades, fundos de venture capital, empreendedores e consumidores na cadeia de alimentos. Foi diretor da Divisão de Alimentos e Bebidas (BEA, gestão 2018-2020) da Sociedade Brasileira de Química. Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia desde maio/2018, ocupando a Cadeira Nº 60 do Patrono Antônio de Barros Terra.
Na sequência, o destaque “Pesquisador na Empresa” foi para Leandro Michels, doutor em Engenharia Elétrica pela UFSM, onde é professor associado e diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM. Leandro também atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e aos programas de pós-graduação da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Produção. Entre dezembro de 2015 e novembro de 2017, foi o primeiro secretário da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Atualmente é coordenador do LabINRI-Baixa Tensão, laboratório acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica.
Por fim, o último prêmio entregue foi de Startup Inovadora, destinado à Inocular Soluções Agrícolas Ltda, representada por Rosana Taschetto Vey. A startup, incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM tem como missão atender às necessidades do produtor rural, sugerindo alternativas para a redução de custos e aumento da produtividade de forma sustentável. A parceria entre a startup e a UFSM é estabelecida a partir de projetos de pesquisa que viabilizam pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação.
Destaques Institucionais:
Ensino
Fundo de Incentivo ao Ensino – FIEn 2023: professor Alejandro Ruiz Padillo;
Programa de Licenciaturas – PROLICEN 2023: professora Andreia Machado Oliveira.
Pesquisa
Érico Flores.
Extensão
Docente: Guilherme Sampaio Garbosa;
TAE: Hazael Soranzo de Almeida;
Externo: Marquita Quevedo.
Inovação
Invenção no Mercado: Juliano Smanioto Barin;
Pesquisador na Empresa: Leandro Michels;
Startup Inovadora: Inocular Soluções Agrícolas Ltda.
Texto: Gabrielle Pillon de Carvalho, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista