O professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM Alencar Zanon participou recentemente do 2nd International Symposium on Crop and Environment, na Huazhong Agricultural University, em Wuhan, China. O evento promoveu um diálogo entre as principais universidades mundiais envolvidas em pesquisas voltadas para a questão agrícola com o intuito de fomentar um ambiente educacional inovador e fortalecer as relações entre Brasil e China, que são líderes em produção de tecnologia agrícola e podem contribuir para a segurança alimentar mundial.
Em sua participação no evento, o professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) apresentou o “yield gap” das lavouras de arroz e soja no Brasil e falou sobre qual o caminho para conciliar a produção destas duas culturas com a redução de impactos ambientais.
“Essa aproximação deve estimular o desenvolvimento da agricultura a partir de tecnologias digitais, atendendo o objetivo de otimizar a utilização dos recursos naturais e aumentar a produtividade e a segurança nas atividades agrícola, pecuária e de gestão ambiental”, comenta Alencar.