Mostra Coletiva de Artistas Negros será aberta na noite desta segunda (9)
UFSM está entre os realizadores do evento, que ocorre no Monet Plaza Shopping
Publicado em . Atualizado
A abertura da exposição “Denegrir II – Mostra Coletiva de Artistas Negros(a)” ocorre nesta segunda-feira (9), às 19h, na Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping, Av. Fernando Ferrari, 1483, Santa Maria.
O evento é realizado pelo coletivo Arte Negra em Movimento (Anem), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Observatório de Direitos Humanos (ODH), Centro de Artes e Letras (CAL) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio da Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (Amasm), Museu de Arte de Santa Maria (Masm), Prefeitura de Santa Maria e Museu 13 de Maio.
Na ocasião, será realizada a apresentação do projeto de exposição e conversa entre os artistas participantes. A comunidade poderá visitar a exposição até 31 de outubro, durante o horário de funcionamento do Monet Plaza Shopping.
As obras produzidas para a exposição refletem um encontro presencial que resgatou fatos históricos e referências visuais que ampliam a consciência crítica dos artistas para reescrever o presente e semear a decolonização dos olhares, principalmente, dos negros sobre seu próprio corpo e cultura.
Participam os artistas Aline Barbosa, Amanda Rodrigues, Andressa Freitas, Andriele Rosa, Anita Rizzatti, Braziliano, Carolina Pires, Igor Rosa, Ivelise Flores, Onose, Thais Oliveira e Yasmim Pinto.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.