Nesta quinta-feira (28), às 20h, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai apresentar no Centro de Convenções um concerto especial em homenagem ao aniversário de 60 anos do Centro de Artes e Letras (CAL) e do curso de Música da UFSM. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no próprio Centro de Convenções, bem como no Theatro Treze de Maio e na papelaria Rótula (em Camobi). Solicita-se ao público, na entrada do concerto, a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Centro de Artes e Letras é a atual denominação da antiga Faculdade de Belas Artes, criada em janeiro de 1963, cujo primeiro curso foi o de Música. Esse foi o primeiro núcleo em torno do qual, com o passar do tempo, foram criados os outros cursos que atualmente integram a estrutura do CAL, abrangendo ainda as áreas de letras, desenho industrial, dança, artes visuais e artes da cena. O mesmo aconteceu com o curso de Música, que primeiramente foi oferecido apenas como bacharelado, com habilitação somente em piano. Posteriormente surgiram habilitações em vários outros instrumentos, bem como a Licenciatura em Música, além de inúmeros projetos criados por professores e estudantes (como corais, bandas, grupos, orquestras de câmara, projetos sociais e cursos de extensão), o que inclui, evidentemente, a própria Orquestra Sinfônica de Santa Maria.
Um desses projetos, o Grupo de Percussão da UFSM, também atingiu uma marca especial em 2023, ao completar 40 anos de existência. Por isso, o grupo é uma das atrações confirmadas para o concerto desta quinta-feira, que também terá a participação, como solistas, do professor e cantor barítono Roberto Oliveira, docente dos cursos de Música da UFSM, e o clarinetista Hélio Valentim, bacharel em Música pela UFSM e professor de clarinete no Conservatorio de Lima Josafat Roel Pineda, na capital peruana. O repertório do concerto pode ser conferido abaixo:
Programa:
– “Japanese Overture”, de Ney Rosauro
– “Concerto para Clarineta”, de Aaron Copland
Solista: Hélio Valentim
– “Deh! Vieni alla Finestra”, da ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart
– “Hai Già Vinta la Causa”, da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart
Solista: Roberto Oliveira
– “Sinfonia Nº 40 em Sol Menor (K. 550)”, de Mozart
I – Molto Allegro
II – Andante
III – Menuetto
IV – Allegro Assai
O espetáculo é uma realização da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e sua associação. Outras informações constam nas redes sociais (Instagram e Facebook) da orquestra.