O Departamento de Arquivo Geral (DAG), a Editora UFSM e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) promovem no dia 4 de outubro, a partir das 8h, no Salão Imembuí, no 2º andar do prédio da reitoria, o evento “Muralismo na UFSM: Interlocuções”.
A programação inclui a intervenção artística “Utópicos Muros: uma obra de dança performativa”, sob direção de Odailso Berté, e cerimônia de homenagem em reconhecimento à arte mural de autoria dos 38 artistas que integram o “Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021”, publicado pela PRE em 2021. Também será realizado um debate com os muralistas Alphonsus Benetti, Altamir Moreira, Braziliano, Douglas Medeiros, Juan Amoretti e Polin Moreira, para relatarem suas experiências com pinturas de murais na Universidade, devidamente contextualizadas as diferentes épocas de produção de cada obra artística.
A ação está inserida no projeto de extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, do DAG. O projeto espera ampliar o conhecimento e suscitar um sentido de pertencimento na comunidade santa-mariense sobre a pintura mural, uma das linguagens das artes visuais mais antigas de que se tem conhecimento e que remonta dos primórdios da pré-história.
Neste viés, com a participação dos artistas visuais Juan Amoretti e Cica Ereno o projeto já realizou três oficinas de muralismo em escolas públicas (municipal e estadual) de Santa Maria em 2022. Neste ano, inserido no Setembro Azul ou Setembro Surdo, a oficina de muralismo está sendo realizada na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser.
Inscrições para o evento pelo link.