No último domingo (10), o professor Alencar Junior Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops, e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e integrante da Equipe FieldCrops Isabela Pilecco proferiram a palestra “Maximizando a produção de milho: desvendando as lacunas de produtividade no Sul do Brasil’ na plenária de abertura da 3ª Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (3ª Misosul), que está ocorrendo na Embrapa Clima Temperado em Pelotas.
Na oportunidade, foram apresentados dados de potencial e lacunas de produtividade de milho no Sul do Brasil e os fatores que estão causando as lacunas de produtividade. Os dados de potencial foram baseados em 15 anos agrícolas e os dados de manejo têm como base 640 lavouras de milho acompanhadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina de 2017/2018 a 2021/2022.
Algumas das práticas de manejo que foram identificadas como causas das lacunas são: data de semeadura, pH do solo, dose de nitrogênio, fósforo e potássio e manejo fitossanitário. Também foi divulgada a 2ª edição do livro “Ecofisiologia de Milho Visando Altas Produtividades”, que será lançado em 2023.
A Equipe FieldCrops teve como parceiras no projeto a Emater/RS-ASCAR e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Foto: Divulgação