UFSM esteve representada no Seminário Técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação
Professora Helenise Sangoi Antunes, do CE, participou do evento em Porto Alegre
Publicado em . Atualizado
A UFSM esteve representada pela professora Helenise Sangoi Antunes, do Centro de Educação (CE), no Seminário Técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), realizada nesta terça-feira (5), no Anfiteatro da PUCRS, em Porto Alegre, com a participação de alfabetizadores, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de 290 municípios gaúchos. Com a temática “Alfabetização e diversidade: um diálogo para a emancipação”, o objetivo do evento de formação foi instrumentalizar profissionais da educação na gestão das aprendizagens.
Um dos palestrantes foi o professor Lourival José Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (SEB/Difor/MEC), que abordou as premissas teóricas e práticas que devem ser observadas na formação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O professor Lourival relembrou que a alfabetização não é apenas um ato pedagógico, mas essencialmente um ato político. “Um bom professor é aquele que deixa coceira nas ideias”, pontuou ele.
A professora Helenise entregou a Lourival uma das primeiras produções do Projeto Institucional Rede Básica, coordenado pela professora Regina Batelth, que conta com financiamento do MEC/SEB. Também participou do evento Thaieni Costa, acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia diurno, que acompanhou Helenise em todas as atividades do evento em função das pesquisas que desenvolve junto ao grupo de pesquisa, bem como em relação ao seu TCC.
A participação no evento foi possível devido ao apoio financeiro e administrativo por parte da Direção e Vice-Direção do CE, Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Secretaria da Direção e do Departamento de Metodologia de Ensino e da equipe do Núcleo de Execução e Controle Orçamentário (Necor) e do Núcleo de Comunicação Institucional (Nucom) do Centro de Educação.
Além de Helenise, as universidades públicas gaúchas também estiveram representadas pelas professoras Luciana Piccolli e Janilse Nunes, representando o professor Sérgio Franco (UFRGS), que é o coordenador da Rede de Formação criada junto ao MEC.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.