O programa de extensão Encruzilhadas de Saberes e Fazeres: Cirandas e Partilhas da UFSM realiza atividades nesta sexta (25) e no sábado (26), em Caçapava do Sul, marcando a conquista do Geoparque de Caçapava do Sul e os 35 anos do Grupo Clara Nunes, Dança, Teatro e Cultura Afro-brasileira.
O Grupo Clara Nunes reside no Clube Recreativo Harmonia, de Caçapava do Sul, e neste ano completa seus 35 anos de cultura e resistência. O Clube Harmonia foi fundado em 9 de setembro de 1971 para que negros pudessem frequentar eventos sociais, e consta no mapeamento do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Foi erguido por mãos negras que personificaram a influência africana e afro-brasileira na formação da identidade cultural local.
Haverá apresentações artísticas de docentes e discentes do curso de Dança bacharelado da UFSM, do Grupo Clara Nunes, além de rodas de conversa e quatro oficinas: hip-hop, com Lipe Soares; dança afro, com Jessica da Silva; toques e fazer tambor, com Tio Cida; jazz, com Carlise Scalamato; e uma oficina/roda de capoeira na Unipampa com o Grupo Herdeiros da Ginga.
O programa está inserido nas ações do Geoparque Caçapava, recebe financiamento do Fiex 2023 e faz parte das comemorações dos 10 anos do curso de Dança bacharelado da UFSM.