A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou na segunda-feira (21) os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial. A lista dos premiados inclui três professores da UFSM: Anselmo Peres Alós (do Departamento de Letras Vernáculas), na categoria Artes, Letras e Linguísticas; Maria Rosa Chitolina (do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), na categoria Ciências Biológicas; Leandro Michels (do Departamento de Processamento de Energia Elétrica), na categoria Pesquisador na Empresa.
Com o tema “Ciência e inovação: alicerces do futuro”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023 visa a reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. O prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
A premiação será entregue no dia 31 de outubro, às 18h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação de institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 14 categorias de premiação.
Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação tem agraciados em nove áreas: Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias; e Geociências. A premiação também reconhece as seguintes categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.
Nesta edição, será realizada a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs), ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária, em sua área de conhecimento, para o progresso da ciência. Considerada a distinção de maior relevância da Fapergs, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.
O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à sua quinta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapergs