Estudantes do técnico em Fruticultura da UFSM realizam visitas técnicas em propriedades

Foram visitadas propriedades em Santa Maria e Silveira Martins

foto colorida horizontal com um grupo de pessoas em uma área verde, com gramado, um pequeno morro, e céu azul
Estudantes do curso conheceram propriedade e debateram possíveis estratégias de intervenção na fruticultura de forma coletiva e construtiva

O curso técnico em Fruticultura, ofertado pelo Colégio Politécnico da UFSM, se destaca pelas suas metodologias de ensino inovadoras e enriquecedoras. Estas abordagens proporcionam aos estudantes uma formação sólida e prática na ampla área da fruticultura, capacitando-os de forma excepcional para os desafios do setor.

No sábado (19), os estudantes vivenciaram uma experiência enriquecedora através de visitas técnicas, consolidando o conhecimento teórico adquirido nas aulas síncronas e assíncronas e proporcionando um contato direto com a prática na fruticultura.

Na parte da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a produtora Silvia Zimmermann em Três Barras, Santa Maria. A fruticultora trabalha com citros, em especial, a produção de laranja para venda para supermercados e feiras de Santa Maria. A disciplina de Vivências em Fruticultura II envolve a realização de quatro visitas técnicas, sendo que a turma foi dividida em dois grupos, reconhecendo quatro visitas técnicas em dois finais de semana diferentes.

Essa estratégia pedagógica visa proporcionar um espaço de aprendizagem que esteja altamente contextualizado e que se proponha superar o ensino tradicional realizado nas instituições de ensino. Em grupos menores de estudantes a relação entre o docente, os estudantes e os agricultores fica mais personalizado, tendo o potencial de proporcionar mais aproveitamento da estratégia de ensino aprendizagem.

Pela tarde, os estudantes foram conhecer a propriedade de Osvino Vicentini, em Val Feltrina, Silveira Martins, para compreender o funcionamento do sistema de produção de uva e pêssego, bem como o beneficiamento do produto na vinícola da família. O objetivo das visitas, segundo o professor Gustavo Pinto da Silva, é proporcionar momentos de interação dos estudantes com a realidade da fruticultura na região central do estado do Rio Grande do Sul de modo que construa competências e habilidades para realizar uma intervenção extensionista nas unidades de produção locais.

A disciplina de Vivências em Fruticultura II, ministrada pelo professor Gustavo Pinto da Silva no curso técnico em Fruticultura EAD do Colégio Politécnico, objetiva analisar e interpretar criticamente as situações vividas em fruticultura e reconhecer as diferentes dimensões envolvidas no desenvolvimento. Trata-se de um processo para conhecer e empregar os métodos de extensão rural para diferentes realidades de produção frutícola e de públicos. Nesse sentido, a disciplina propõe resgatar, discutir e apontar possíveis intervenções para os sistemas de produção em fruticultura.

Por meio destas abordagens pedagógicas que destacam a aprendizagem prática juntamente com as visitas técnicas, o técnico em Fruticultura do Politécnico da UFSM evidencia sua dedicação em formar profissionais de excelência para o setor da fruticultura. A sinergia entre o embasamento teórico e sua aplicação prática proporciona aos estudantes uma educação abrangente, capacitando-os para enfrentar os complexos desafios do campo com um sólido entendimento, competências consolidadas e um elevado nível de autoconfiança.