A academia de musculação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM está em fase avançada de construção e deve ser entregue em janeiro de 2024. Localizada entre os prédios de Educação Física e Dança, terá por objetivo servir de complemento para o desenvolvimento dos alunos, para aumentar o rendimento dos atletas da Universidade e para atender à comunidade. Ao todo, mais de R$ 1,3 milhões foram investidos no projeto.
O prédio será de um andar, com o comprimento total de 308,55 m². A academia segue a linha de construção do complexo esportivo da Universidade. Além disso, foi projetada para ser um espaço acessível e que possa abrigar os esportistas em dias de chuva, justamente por ser um local coberto. Ao todo, além da área onde ficarão os equipamentos da musculação, também contará com uma sala de recepção e avaliação, dois depósitos, quatro sanitários, sendo dois acessíveis, e outros dois que também contam com vestiários. Nos fundos do prédio, haverá também uma sala multiuso, que poderá ser utilizada para aulas e apresentações.
O coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca a importância da academia em atender à comunidade, aprimorar o aprendizado dos alunos e desenvolver um trabalho de alto rendimento com os atletas. “Nós vamos formar alunos mais capacitados e com conhecimento prático em uma academia moderna e atual. A evolução do curso, enquanto espaço formativo, vai ser ampliada e a tendência é que melhoremos até em avaliações futuras”, destaca o professor.
Primeiramente, o local será usado pelos alunos do Centro, para as atividades práticas das aulas, pelos atletas e também por projetos voltados à saúde vinculados ao CEFD, como o Esporte Universitário, mas o objetivo é que o espaço possa ser utilizado também pela comunidade acadêmica e externa.
Além disso, com as novas formas de ingresso na UFSM, o complexo esportivo do CEFD poderá ser um diferencial na hora de escolher onde ingressar. É o que comenta o diretor do CEFD, Rosalvo Luis Sawitzki. “Uma estrutura como está ficando o CEFD, com ginásios, piscina, pista [de atletismo], campo de futebol, prédio da dança, com toda a infraestrutura quase reformada, vai dar mais qualidade e será um atrativo a mais para que os alunos optem pela UFSM para estudar aqui, e também no CEFD”, finaliza.
Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
Imagens: Giceli Tabarelli, arquiteta e urbanista da Proinfra