Editora UFSM promoverá 2º Editoração em Debate no dia 5 de setembro

Evento discutirá publicação e divulgação científica e terá lançamentos da Editora

A edição de 2023 do evento Editoração em Debate será realizada no dia 5 de setembro, às 13h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria). Promovido pela Editora UFSM, o encontro objetiva discutir temas atuais sobre editoração, além de evidenciar o que vem sendo produzido pela editora da Universidade. Neste ano, o Editoração em Debate destacará a publicação e a divulgação científica, abordando questões pertinentes à ciência e aos construtos acadêmicos no cenário editorial, que representam o foco principal do trabalho desenvolvido pelo setor.

Na ocasião, também serão lançadas novas obras da Coleção Textos Introdutórios UFSM e haverá uma roda de conversa com os autores. A coleção integra o conceito do evento, ao ser um exemplo de publicação e divulgação científica. Os Textos Introdutórios surgem com o objetivo de oportunizar uma publicação de bolso, didática e introdutória, voltada a alunos de graduação e também a leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica. Para celebrar o projeto, a edição deste ano do Editoração em Debate contará com a apresentação de quatro novos títulos, que completam o primeiro ciclo da coleção. São eles:

·         “Sistemática e taxonomia vegetal”, de Guilherme Bordignon Ceolin;

·         “Matemática computacional com Python”, de Tiago M. Buriol;

·         “Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada”, de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime; e

·         “Organização curricular”, de Débora Ortiz de Leão.

Na mesma tarde, a Editora da UFSM promoverá o lançamento da nova edição da revista Estilo Editorial, cujo destaque é o mundo editorial pós-pandemia: ideias e ações para o futuro do livro. O volume 9 da revista também inclui artigos sobre a Imprensa Universitária, o trabalho do Neabi-UFSM e a preservação da memória e da história na Casa de Memória Edmundo Cardoso. A revista pode ser acessada gratuitamente, em formato digital, pelo site da editora.

Ainda entre os lançamentos, a Editora também disponibilizará a versão atualizada do seu Guia do Autor, com as normas que orientam a publicação de livros pela editora, inclusive os que pertençam à Coleção Textos Introdutórios, à Série Extensão, ao Selo Patrimônio e Memória e ao Prêmio Tese UFSM.

O evento é destinado a alunos, docentes e leitores da comunidade acadêmica e contará com a presença dos autores da Coleção Textos Introdutórios UFSM. Ao final dos debates, eles participarão de uma sessão de autógrafos. Aos inscritos, será disponibilizado certificado de participação de 3 horas, que poderá servir como atividade complementar de graduação.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado nos perfis oficiais da Editora UFSM. Nas redes sociais (@editoraufsm), podem ser encontradas informações adicionais, como o cronograma do evento e uma relação mais detalhada de todos títulos que serão lançados.

Programação:

13h: abertura;

13h30: “Divulgação Científica: Como e Por Quê?”;

14h: “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Humanas”

15h: “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Exatas e Biológicas”

16h: Coffee break, lançamentos e sessão de autógrafos.

Texto: Assessoria de Comunicação da Editora UFSM