Casa Verônica inicia a campanha “Eu decidi me reconhecer”

O objetivo da campanha é dar visibilidade ao direito de travestis e transexuais usarem o nome social na UFSM

A Casa Verônica, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, que aborda o uso do nome social na instituição. Seu objetivo é dar visibilidade ao direito e incentivar a cultura de respeito na universidade. Nesse sentido, a equipe da casa criou um site para a campanha, onde – além das peças gráficas criadas para ela – constam instruções sobre como travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social na instituição, direito que é garantido pela resolução Nº 010/2015, desde que a pessoa seja maior de idade. No caso de menores de 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

De acordo com o site, “a solicitação de inclusão ou de retirada do nome social por estudantes da UFSM deverá ser feita mediante requerimento a ser protocolado no Departamento de Arquivo Geral da UFSM e destinado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), conforme a matrícula do acadêmico”. As peças gráficas disponíveis no site são estampadas por estudantes da universidade que utilizam o nome social. Na página, constam ainda links de acesso a outras legislações e normativas relacionadas ao tema.