Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural. A data busca reforçar a importância da preservação e do trabalho junto a construções, monumentos e espaços que constituem a memória, identidade e riqueza de povos e culturas.
Para marcar a data e reforçar o papel da UFSM na pesquisa sobre o patrimônio local, e sua contribuição para a preservação deste, os docentes do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM Mônica Elisa Dias Pons e Marcelo Ribeiro idealizaram um evento. Em sua segunda edição, a atividade de 2023 recebeu o título de “Patrimônio cultural de Santa Maria: do distrito à economia criativa”. A atividade inicia-se às 19h no Theatro Treze de Maio.
Na oportunidade, serão apresentadas cinco dissertações do programa: “Rota dos Murais da UFSM”, de Aline Britto Fialho; “Reestruturando uma reserva técnica arqueológica: um projeto para o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca)”, de Bernardo Duque de Paula; “Souvenirs – patrimônio cultural da Vila Belga como fonte de inspiração”, de Luize Brum Genro; “Elaboração de roteiro turístico envolvendo o dark tourism e turismo cemiterial em Santa Maria”, de Shirley Nara Moreira de Souza; “Audiovisual como ferramenta de educação patrimonial com enfoque no art déco em Santa Maria”, de Lídia Glacir Gomes Rodrigues.
Com informações da Subdivisão de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas