O listão de classificados do Vestibular Extraordinário 2023 da UFSM foi divulgado na manhã desta segunda-feira (31). A leitura dos 543 nomes aprovados nos 39 cursos ofertados para o segundo semestre ocorreu no Centro de Convenções da Universidade, a partir das 10h.
Antes da leitura do listão, realizada por Gilson Piber e Débora Flores Dalla Pozza, da UniFM, o reitor, Luciano Schuch, destacou que o dia é histórico para a UFSM, com o resgate da leitura do listão, e destacou que, com o retorno do vestibular, a UFSM diversifica suas formas de ingresso. Ele agradeceu a todos os envolvidos no processo, realizado com segurança e profissionalismo. “É muito bom estarmos aqui, neste resgate, diversificando as formas de ingresso na Universidade”, afirmou.
A vice-reitora, Martha Adaime, lembrou que realizar em junho um vestibular aprovado no início do ano só foi possível graças à estrutura da Coperves, construída por gestões anteriores. Ela também agradeceu a todos os envolvidos no processo e desejou que os novos acadêmicos “sejam muito felizes na nossa Universidade”.
30 cursos tiveram preenchimento total de vagas
O pró-reitor de Graduação, Jeronimo Tybusch, informou que, dos 39 cursos constantes no Vestibular Extraordinário, 30 preencheram o total de vagas. Dos demais, o preenchimento será por meio de chamada oral da lista de espera, o que deverá ocorrer após a confirmação de vaga e matrícula dos aprovados, prevista para esta semana – a datas serão divulgadas no site do Vestibular Extraordinário 2023.
As vagas oferecidas no vestibular correspondem a 30% do total que a UFSM disponibiliza para o segundo semestre, sendo as 70% restantes ocupadas via Sisu. A partir de 2026, serão 30% via vestibular, 30% Sisu e 40% pelo Processo Seletivo Seriado (PSS).
Jerônimo também destacou de forma positiva a realização do vestibular – que voltou a movimentar o campus após nove anos. Ele afirmou que o resultado veio a partir de um trabalho colaborativo entre diversos setores da Instituição e vai servir de parâmetro para outros processos seletivos.
Fotos: Ana Alicia Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista