A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) teve seu processo de recuperação judicial deferido. Um dos reflexos desta decisão é voltar a estar habilitada para ser contratada pela UFSM para gerenciar seus projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.
Na avaliação do diretor presidente da Fundação, Jeferson de Souza Flores, trata-se de uma grande conquista, pois “além dos reflexos práticos de habilitação à contratação por órgãos públicos, recuperamos também a segurança, com a proibição de bloqueios de valores em contas correntes, o levantamento de todas as constrições sobre nossos bens, bem como pela suspensão de todas as execuções atualmente em curso”.
Jeferson destaca que, para esta conquista, foi fundamental o apoio do Ministério Público de Fundações, por apoiar essa medida em todas as instâncias que lhe cabem, e da UFSM, por ter “emprestado a alavanca decisiva para demonstrar a viabilidade da recuperação”, por meio do Ofício nº 128/2023, do Gabinete do Reitor. Ele acredita que isso foi condição essencial tanto para o apoio do MP quanto para o convencimento dos peritos que fizeram a análise da viabilidade da recuperação judicial e do juiz responsável pelo caso.
“A Fatec está de volta à ativa, pronta para prestar aos coordenadores e à UFSM serviços de qualidade, com a agilidade e funcionalidade que sempre a caracterizaram”, afirma Jeferson em ofício. “Com o apoio da comunidade acadêmica, em especial aqueles envolvidos em projetos da Universidade, seguiremos firmes e fortes rumo a mares mais calmos, e esta Fundação poderá enfim virar uma página sombria de sua história, para que se descortinem novos e melhores dias”, finaliza.