De 23 a 27 de outubro, a UFSM promove a 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e neste ano o evento está de cara nova. O tradicional logotipo colorido passou por um processo de redesign para aprimorar os aspectos estéticos da marca. Além disso, a jornada, que já conta com atividades confirmadas, vai ter novidades na programação e terá como tema “O conhecimento transforma a sociedade”.
O evento tem como objetivo estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promover a troca de experiências, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações. A abertura das inscrições para a edição de 2023 está prevista para o dia 21 de julho.
Nova marca – O projeto de redesign da marca da JAI foi desenvolvido para atender os critérios do guia de identidade visual da universidade e para reduzir a quantidade de cores, que dificultavam a aplicação do logotipo.
A nova marca agora traz as cores laranja e azul, que representam o brasão da universidade e também carrega a sigla da instituição. As letras ficaram com linhas mais curvas para reforçar o conceito de integração e também aparece o nome do evento por extenso em uma fonte maior e mais legível.
A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) da UFSM ficou responsável pela reestruturação. O programador visual Estevan Garcia Poll, da Unicom, explica que não foi uma tarefa fácil, visto que a antiga marca foi utilizada por 14 anos.
“Todo o trabalho foi um desafio, pois não queríamos perder a essência da marca antiga. Acredito que mantemos a história da JAI, mas agora de uma maneira mais moderna, impactante e inovadora. É o maior evento acadêmico da UFSM e merece essa atualização”, relata Estevan.
JAI Jovem – Algumas atividades já estão confirmadas na programação da JAI deste ano. Entre elas está a 6ª JAI Jovem, que estende o evento para as escolas de ensino médio de Santa Maria, buscando oferecer à comunidade um canal de aproximação com a universidade.
“A JAI Jovem é um subevento dentro da jornada que tem como objetivo trazer mais os estudantes das escolas para a UFSM. É uma oportunidade dos alunos exporem os seus trabalhos em um evento acadêmico e os destaques das apresentações vão ganhar uma bolsa de estudos para frequentar projetos de extensão da universidade”, destaca Leandro Souza da Silva, coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).
As informações detalhadas sobre a participação estão no edital do evento e as escolas interessadas em participar da JAI Jovem, por meio de suas direções, deverão formalizar esta intenção preenchendo até as 17h do dia 31 de agosto de 2023 o cadastro de escola participante.
Maratona de Inovação – Uma atividade que vai receber mudanças é a Maratona de Inovação. Neste ano, a 2ª edição da maratona foi atualizada para ocorrer no formato de Ideathon ou Jornada de Inovação Acadêmica. O objetivo continua o mesmo: criar e desenvolver ideias para solução de problemas institucionais, mas agora isso vai ocorrer de forma segmentada.
“A maratona surgiu ano passado com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo. Na primeira edição os participantes receberam o desafio no dia do evento e tinham apenas aquele momento para solucioná-lo. Desta vez as equipes já vêm trabalhando durante o ano o problema e vão apresentar as soluções na JAI. Buscamos assim introduzir novas experiências, qualificar esse processo e ampliar esse tipo de atividade na jornada”, comenta Leandro.
Na 38ª edição da JAI, a disputa será entre as melhores ideias de cada centro, na qual três grupos serão premiados, sob o julgamento de uma banca de avaliadores. A dinâmica recebe o nome de Pitch Day Ideathon e acontecerá no dia 25 de outubro, às 14h, no Coworking da Pulsar Incubadora (prédio 61H do campus sede).
Prêmio Tese UFSM – Está previsto para a edição deste ano o lançamento do Prêmio Tese UFSM, que deve ser anunciado na abertura do evento. A criação da premiação é uma parceria da PRPGP com a Editora UFSM e o edital deve ser lançado em breve.
O intuito é premiar as teses de doutorado defendidas na instituição em 2022. Ao todo, serão oito finalistas. Uma delas receberá menção honrosa e uma tese vencedora será transformada em livro editado e publicado pela Editora UFSM. A ideia é que cada programa de pós-graduação indique uma tese que disputará em uma das áreas de avaliação e depois pelo prêmio. As áreas são as seguintes:
• Artes e Letras
• Ciências Rurais
• Ciências da Saúde
• Ciências Naturais e Exatas
• Ciências Sociais e Humanas
• Ciências Tecnológicas
• Educação
• Interdisciplinar
Texto: Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali
Foto de capa: Gabriela Leandro
Vídeo: Unicom