A comunidade acadêmica da UFSM já pode participar das três avaliações institucionais que ocorrem neste semestre: Avaliação Ensino-Aprendizagem, Avaliação Geral e Avaliação Bem-Estar e Saúde Mental.
As avaliações estão disponíveis no Sistema de Questionários nos portais (estudantil, docente e servidor TAE) desde 14 de julho até 21 de agosto.
Avaliação Ensino-Aprendizagem
A Avaliação Ensino-Aprendizagem verifica, a cada semestre, as questões didáticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem envolvendo as disciplinas. Esse questionário é destinado apenas a estudantes e está disponível também no aplicativo UFSM Digital.
São apenas três questões: se o professor atuou de maneira satisfatória para o desenvolvimento da disciplina; se as estratégias de ensino adotadas colaboraram para o alcance dos objetivos de aprendizagem; e se o aluno está satisfeito com o conteúdo abordado na disciplina. As respostas podem ser dadas numa escala que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.
Além das questões objetivas, que visam avaliar a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas, há espaços abertos para o envio de sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao processo de ensino-aprendizagem do semestre. Este espaço para comentários é extremamente importante e é por meio dele que os docentes conseguirão desenvolver a sua prática pedagógica, reforçando pontos fortes e fazendo ajustes em aspectos onde há oportunidades de melhoria.
Avaliação Geral
A Avaliação Geral busca ter um entendimento geral da Instituição, desde a infraestrutura até os serviços de apoio, sendo destinada a toda a comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnico-administrativos (TAEs).
Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, esta pesquisa tem como objetivo identificar as oportunidades de aprimoramento da Instituição. O presidente da CPA, Fernando Pires Barbosa, observa que esta é a primeira Avaliação Geral realizada após a pandemia de Covid-19. “É a mesma que foi aplicada em 2019/2020 e, com os resultados de agora, poderemos ver o que mudou de lá para cá”, afirma.
Avaliação de Bem-Estar e Saúde Mental
A Avaliação de Bem-Estar e Saúde Mental está sendo aplicada pela primeira vez, buscando entender o cenário de bem-estar e saúde mental na Universidade. É voltada a toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e TAEs). O questionário é composto por 21 perguntas que irão ajudar a identificar aspectos positivos e negativos da saúde mental. As respostas serão analisadas de maneira anônima, e, resguardado o anonimato, os resultados serão utilizados como insumo para o desenvolvimento de estratégias para melhorar o bem-estar e a saúde da comunidade universitária.
Mais informações no site da Avaliação Institucional.