Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SAI realiza atividade de encerramento do semestre letivo para estudantes intercambistas

Atividade foi realizada com o apoio do DTG Noel Guarany e contou com integração e trocas culturais



Na ocasião, estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura gaúcha em um momento de descontração

Na noite da última quarta-feira (12), o Núcleo de Acolhimento da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) promoveu um jantar de confraternização e encerramento do semestre letivo para os estudantes intercambistas visitantes. O jantar ocorreu na sede do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany e a condução das atividades ficou a cargo do peão da entidade, Matheus Goggia. Para iniciar o encontro, os alunos conversaram com a equipe da SAI sobre o processo de intercâmbio e as experiências que tiveram ao longo do semestre, destacando pontos positivos e negativos, principais dificuldades e o que mais gostaram na UFSM. Em seguida, foram iniciadas as atividades do DTG, com uma apresentação da história do Rio Grande do Sul e destaque para aspectos culturais do estado, dentre eles a história, clima, costumes e vestimentas, seguida de oficinas de preparação de chimarrão e de lenço, bem como de danças tradicionais. Por fim, foi servido o jantar, composto de carreteiro e saladas, que concluiu a noite de confraternização.

Ações como esta são importantes para a SAI devido ao seu caráter de descontração e possibilidade de relato de experiências dos estudantes para a equipe, de forma a garantir um aprendizado e melhoramento constante das atividades de acolhimento, que colocam a integração e bem-estar dos estudantes como ponto central. A maioria dos intercambistas ficou alojada na Interhouse, moradia estudantil voltada para estudantes internacionais, localizada no prédio 49, que fica próxima ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e à Casa do Estudante Indígena. Os que não foram contemplados pela moradia receberam apoio para alugar uma vaga junto à comunidade de Santa Maria, por meio do programa Hospede um Estudante Estrangeiro. Ao longo de todo o semestre, os estudantes intercambistas contaram com o apoio de alunos da UFSM inscritos no programa Amigo Internacional, criado para auxiliar na integração ao campus e à cultura brasileira.

Ação incluiu também um momento para o estrangeiros compartilharem suas avaliações do acolhimento, contribuindo para sua constante melhora

Intercâmbios na UFSM crescem durante o primeiro semestre

Durante o primeiro semestre de 2023, a UFSM recebeu 12 intercambistas em nível de graduação e 16 em pós-graduação, totalizando 28 mobilidades. As mobilidades de graduação distribuíram-se entre os cursos de Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Agronomia, Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial e Odontologia. Já as de pós-graduação incluíram mobilidades em mestrado e doutorado nos programas de Geografia, Comunicação, Engenharia Ambiental, Saúde e Ruralidade, Biodiversidade Animal, Direito, Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Agronegócios, Enfermagem, Meteorologia, Física e Química.

Ao todo, foram 12 países enviando estudantes para a UFSM, o que denota o interesse crescente da universidade em um âmbito internacional; dentre eles estão: Argentina, Uruguai, Guatemala, República do Congo, Paraguai, Haiti, México, Moçambique, Peru, Guiné Bissau, Colômbia e Itália. Pelo segundo semestre consecutivo, o principal país de origem dos alunos de graduação foi a Argentina, que enviou sete estudantes. A Universidade Nacional do Litoral (UNL), membro da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), foi responsável por três das sete mobilidades. Já em âmbito de pós-graduação, o país que mais enviou estudantes foi Moçambique, também com sete estudantes, seguido pelo Haiti, com cinco. Os estudantes estrangeiros de pós-graduação são, em maioria, oriundos do programa Gcub-Mob, que permite que os selecionados sejam membros regulares do corpo estudantil da UFSM e cursem o programa completo na instituição.

Perspectivas para o próximo semestre

Para o segundo semestre de 2023, a UFSM prevê a chegada de cerca de 20 estudantes de diversas nacionalidades. Os intercambistas estarão na universidade ao longo de todo o semestre, contando com o apoio da SAI em todas as atividades de adaptação à universidade, cidade e país. As mobilidades são provenientes dos vários programas que a UFSM integra, desde convênios bilaterais, a AUGM, o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Gcub) e o Programa de Estudantes/Convênio de Graduação (PEC-G), além da realização de estágios.

Antecipando a chegada dos intercambistas, a SAI mobiliza atualmente a campanha de divulgação do programa Hospede um Estudante Estrangeiro. O objetivo do programa é formar um cadastro de pessoas interessadas em alugar um quarto para estudantes estrangeiros e colocá-las em contato com eles. Para participar, os voluntários podem se candidatar via formulário de inscrição. A principal vantagem para quem hospeda é a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional sem sair de casa, acolhendo um estrangeiro que compartilhará um pouco da sua cultura, costumes e língua com o voluntário, o que resulta em uma troca intercultural rica.

Texto e fotos: Núcleo de Comunicação da SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63006

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes