UFSM discute possibilidade de intercâmbio com Universidade de Langfang, na província de Hebei

Missão em solo chinês segue até o dia 7 de julho

Universidade de Langfang foi o local de encontro para discussão de novas parcerias acadêmicas e culturais (Foto: Júlio Rodriguez)

A missão da comitiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na China segue trazendo bons resultados e novas parcerias. A gestão da Universidade de Langfang, localizada na cidade de mesmo nome, na província de Hebei, recebeu o reitor, professor Luciano Schuch, o diretor da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), professor Paulo Bayard, e o diretor adjunto da SAI, professor Júlio César Cossio Rodriguez. A pauta do encontro realizado nesta segunda-feira (3) foi a discussão de possibilidades de intercâmbio acadêmico e cultural entre os países e instituições. Além da reunião, os brasileiros conheceram ações de extensão e de desenvolvimento industrial da Universidade de Langfang.

A viagem de duas semanas foi organizada pela UFSM, pelo Ministério da Educação da China e pela Universidade Normal de Hebei. O financiamento é do Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC – do inglês, Center for Language Education and Cooperation), instituto chinês afiliado ao Ministério da Educação e voltado à difusão do mandarim. Também estão em passagem pela China reitores e representantes de outras 17 universidades brasileiras.

Experiência cultural

Na foto, várias pessoas em pé observam mulher com microfone que explica o que consta na área de exposição. Atrás da mulher um painel em vermelho com inscrições em branco em mandarim e em inglês.
Comitiva realizou visita ao Centro de Patrimônio Intangível (Foto: Júlio Rodriguez)

Durante a primeira semana em que estiveram na China, os representantes da UFSM tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, da história e das tradições orientais. Entre os lugares visitados estão fábricas de porcelana e os Centros de Patrimônio Intangível da Universidade de Xangai e da Universidade Normal de Hebei. O grupo também participou de uma oficina de escrita milenar chinesa, como o desenho de ideogramas em mandarim na Universidade Normal de Hebei.

Agenda em Pequim

A comitiva da UFSM deve se encontrar, nesta terça (4), com representantes da embaixada do Brasil na China e no Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), onde será firmada parceria para instalação de uma smart classroom em Santa Maria. Na capital chinesa, o grupo também deve visitar a Academia de Ciências Sociais da China e a Universidade Normal de Pequim.

Expediente da cobertura

Texto: Maurício Dias
Edição: Mariana Henriques
Fotografias: Júlio Rodriguez e GCUB