A UFSM publicou nesta sexta-feira (23) o edital Nº 067/2023 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), referente à Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no segundo semestre de 2023. O edital traz o cronograma para confirmação de vaga e matrícula das pessoas classificadas, bem como modelos documentais e orientações de acesso ao portal da UFSM.
O Ministério da Educação prevê para a próxima terça-feira (27) a divulgação da listagem de pessoas classificadas na Chamada Regular do Sisu. O listão estará disponível no site sisu.mec.gov.br e, posteriormente, será publicado também no site ufsm.br/sisu, junto ao edital da Chamada Regular. As pessoas classificadas terão, entre 29 de junho e 4 de julho, de acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o procedimento, anexando – de uma só vez – a documentação solicitada pelo edital, de forma digitalizada, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência.
Antes de acessar o portal, recomenda-se a leitura do edital e a separação de toda a documentação exigida, para evitar erros que impliquem indeferimento e perda da vaga pelo candidato. O acesso ao portal se dá via Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento, não sendo necessário o preenchimento do número de inscrição.
Em caso de dificuldades com o sistema, o candidato deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos. Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aplicativo.
No dia 5 de julho, será publicado, também junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14). As webconferências via Google Meet acontecerão no dia 6 de julho. O link de acesso e demais instruções serão enviados ao e-mail de cada candidato.
A Prograd recomenda a escolha de ambiente silencioso e iluminado para a realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, microfone, câmera, computador, smartphone ou tablet). Todas as pessoas classificadas na Chamada Regular, que realizarem os procedimentos de confirmação de vaga, deverão monitorar diariamente seu e-mail (inclusive caixas de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem de deferimento ou indeferimento da vaga.
Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o candidato receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros será feita automaticamente pela UFSM. Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o acadêmico deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.
Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga, para que o candidato anexe o que foi solicitado.
Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Comissão de Ingresso Acadêmico, pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.
Inscrição na lista de espera
Candidatos do Sisu 2023 (2ª edição) que não forem classificados em nenhuma das suas duas opções de curso poderão, no período de 27 de junho a 4 de julho, manifestar interesse em participar da Lista de Espera. A manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato, no site sisu.mec.gov.br, e seguindo as instruções até o final.
Posteriormente, a UFSM publicará, no site ufsm.br/sisu, editais específicos referentes à Primeira Chamada Oral e à Segunda Chamada Oral da Lista de Espera. Junto aos editais, a universidade publicará o quadro de vagas (organizado por curso e cota) e orientações para realização da habilitação (envio prévio da documentação digitalizada via portal, pelas pessoas inscritas na Lista de Espera).
Texto: Prograd