Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Extensão universitária em foco: disciplina do curso de Jornalismo integra alunos do ensino médio em suas atividades

Disciplina de Telejornalismo II abre espaço para a participação de uma platéia diferenciada, 15 alunos do ensino médio acompanharam uma das atividades



No dia 19 de junho, a disciplina de Telejornalismo II, do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM, recebeu uma turma de estudantes do Colégio Riachuelo de Camobi, que integraram a dinâmica do trabalho final da disciplina. As atividades ocorreram no Estúdio Sérgio de Assis Brasil (SAB) da Universidade e consistiram na realização da simulação de um programa de debates, o “Destrava”. 

Ministrada pela professora Aline Dalmolin, a disciplina objetiva fornecer aos alunos de graduação uma simulação prática de atividades jornalísticas “ao vivo”. Neste semestre, dentre as ações realizadas pela turma, esteve a preparação e apresentação de um telejornal e a organização e apresentação de um programa de debates, ambos transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Estúdio 21, parceiro na realização das atividades práticas. 

Para o “Destrava”, a ideia de trazer alunos secundaristas para participar das atividades partiu do interesse de Aline de aproximar a graduação das escolas do município: “para os alunos do ensino médio, a participação possibilita um aperfeiçoamento da forma de se apresentar, da maneira de expor pensamentos, além de estimular o senso crítico, já para os alunos de jornalismo, oportuniza o contato com todas as dimensões envolvidas na produção de um programa de auditório, com o público presente e interagindo”, destaca. 

Os alunos do Colégio participaram através da disciplina de Práticas de Argumentação e tiveram a supervisão da professora Thais Costa da Silva. “Com essa atividade, conseguimos aproximar os estudantes das práticas argumentativas em outras áreas, como no jornalismo. Ter essa vivência da escola na Universidade é muito importante, ainda mais quando falamos de temas tão presentes no cotidiano deles”, conta a professora. 

Inicialmente, a aula contou com uma fala introdutória sobre o curso de Jornalismo e uma apresentação das dinâmicas que seriam realizadas. Na sequência, os alunos do colégio foram posicionados na plateia, realizando perguntas para os debatedores. Dois alunos da turma foram convidados a atuar como debatedores, tendo a experiência junto aos acadêmicos da graduação. Os assuntos debatidos foram “A influência de digital influencers em crianças e jovens” e “Discursos de ódio na internet”.

A aluna Helena Verônica Baierle, do primeiro ano do ensino médio, participou como debatedora em um dos programas, ao lado de três acadêmicos de Jornalismo. Para ela, participar foi um desafio que possibilitou novos aprendizados: “eu tinha uma visão diferente do curso e da estrutura, poder participar do programa me ajudou a entender mais sobre como tudo funciona e poder debater fez eu entender mais sobre o assunto. Me senti muito acolhida por todos”, conta. 

Para as alunas Carolina Ilha e Maria Clara Schmitz Milanese, também do primeiro ano do ensino médio, participar da atividade foi uma oportunidade para conhecer mais da UFSM. “Com certeza o que falamos aqui hoje ajudou a termos outra visão dos assuntos tratados, a pensar soluções para eles”, diz Carolina. “Muitas vezes ficamos restritos a uma visão do jornalismo que é engessada, do telejornal tradicional. Estar aqui, debatendo temas atuais, traz outro significado. Conhecer mais da Universidade também é interessante, eu não sabia do estúdio, por exemplo”, complementa  Maria Clara. 

Para Aline, esse é o primeiro de outros momentos em que a disciplina irá pensar a aproximação com as escolas de Santa Maria: “Essa experiência, benéfica para a graduação e para as escolas, pode ocorrer em outros momentos, com outras turmas e escolas”, enfatiza. A docente ainda complementa: “A Universidade fica em Santa Maria, mas aproximá-la de quem futuramente pode estar aqui dentro é necessário”. 

Na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, a disciplina recebe mais uma turma do Colégio Riachuelo, desta vez para debater os temas “Usos da Inteligência Artificial” e “Cultura do cancelamento”. 

Confira alguns registos da atividade:

Texto: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Fotos:
 Milene Eichelberger e Gabriel Escobar
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62635

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes