O professor Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM e atual membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi recentemente eleito Membro Associado da Divisão de Química Analítica da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) , a maior organização mundial de química. Os membros da IUPAC de todos os países associados na ONU votaram e escolheram mais de 200 membros para as divisões da IUPAC que abrangem todas as áreas da Química e Érico foi o único pesquisador brasileiro eleito neste pleito.
Devido a esse novo cargo representativo, o docente participará como convidado do 49th IUPAC World Chemistry Congress que ocorrerá no final de agosto de 2023 na cidade de Haia, Holanda. A posição de Membro Associado de Érico para o biênio 2024-2025, confere o direito a voto nas reuniões da Divisão de Química Analítica. Há somente seis vagas internacionais para a categoria de Membro Associado para cada uma das oito divisões da IUPAC e há sempre diversos candidatos qualificados para esta atividade, que envolve um mandato de dois anos. Érico é também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e editor e membro de conselhos editoriais de importantes periódicos internacionais como Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 9,336), entre outros periódicos científicos. “Senti-me muito honrado por ter sido eleito pela quinta vez consecutiva, o que mostra a confiança e reconhecimento internacional para a pesquisa realizada na América Latina, o que entendo ser uma distinção para nosso país e em especial para minha universidade e para o Rio Grande do Sul“, destaca Érico.
Em vista das importantes contribuições científicas e das parcerias internacionais, Érico tem recebido convites para participação em comitês internacionais e apresentação de diversas palestras no Brasil e no exterior (Japão, Índia, China, França, Itália, Áustria, República Tcheca, Argentina, Uruguai, entre outros). Professor do departamento de Química do CCNE e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSM, foi indicado e eleito pela Divisão de Química Analítica da IUPAC em vista de sua contribuição científica, tecnológica e de inovação e pela qualidade dos mais de 400 artigos publicados em periódicos de relevância internacional. Érico atua em diversas áreas da Química Analítica com ênfase em tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de cromatografia e de espectrometria atômica, uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM.
Sobre a IUPAC
A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros, todas as sociedades de Química além de diversas instituições científicas e tecnológicas. Ao todo, 57 órgãos e organizações internacionais estão representadas na união. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos, porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como pesquisa e inovação de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química em todo o mundo.
Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry Journal, que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.
Com informações e foto de Érico Flores