Desde o dia 14 de junho, uma nova comissão retomou os trabalhos relativos à implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFSM. A nova comissão é formada a partir da publicação da Portaria Normativa UFSM N. 062 e tem como objetivo propor normas e critérios para a adoção e acompanhamento do PGD na universidade. Os membros são representantes do Gabinete do Reitor (GR), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Pró-Reitoria dePlanejamento (Proplan), do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Direção das Unidades de Ensino. O grupo se reúne semanalmente e todas as atas e informes podem ser acompanhados pela comunidade acadêmica no site.
O PDG é um instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
As atividades da comissão anterior iniciaram no ano passado a partir da publicação da Portaria de Pessoal UFSM N. 1.405/2022, atuando do dia 29/06/2022 a 31/10/2022. Eles realizaram uma consulta pública com os servidores técnico-administrativos em educação da UFSM que indicaram para a Gestão da UFSM que 86% do total de pessoas que responderam desejam aderir ao PGD. Esse resultado indicou que o Programa de Gestão e Desempenho deve ter continuidade na UFSM. Em função disso, a nova comissão foi criada e atuará na implantação de projetos piloto que servirão de parâmetro para normatização interna do PGD.
Para acompanhar o andamento do processo acesse o site do PDG.