No dia 27 de junho, será realizado o primeiro encontro sobre as experiências do Projeto de Ovos da Região Central, iniciativa que pesquisa a produção de ovos de galinhas livres de gaiola e visa conciliar um alimento mais saudável e sustentável com a preservação do meio ambiente e do bem-estar animal. A atividade tem como objetivo unir conhecimentos e produzir reflexões sobre o tema.
Além disso, o evento busca promover o entendimento sobre a situação atual desta produção não só no estado, como no Brasil, e criar experiências que possam ser replicadas em outras realidades e contextos. O cronograma do evento contará com a presença de representantes da Embrapa e da Iniciativa MIRA, de produtores de ovos experientes, bolsistas, pesquisadores e demais profissionais participantes do projeto.
Programação:
07h30min: Credenciamento
8h: Contextualizando o projeto: produção de ovos coloniais na região central – Equipe do projeto, produtores e colaboradores
10h: Coffee Break
10h30min: Iniciativas do terceiro setor: apoio a produtores – Elsa Helena Barreto (MIRA)
11h30min: Visita ao entreposto de ovos do Colégio Politécnico da UFSM – Bolsistas do projeto
13h30min: Ovos de galinhas livre Vó Nana – Luiz Adolfo Bier Neto
14h: Oportunidades e desafios na produção de ovos no sistema colonial – Jusane Turri Carvalho
14h30min: A experiência da produção de ovos coloniais do Sítio Estância Velha (Santiago) – Cássio Bertazzo Fiorenza e Joziel Sales da Silveira
15h: Coffee Break
15h30min: Avicultura colonial: uma alternativa de renda para a agricultura familiar – João Pedro Llanos Zabaleta (Embrapa Clima Temperado)
17h: Encerramento
As inscrições são gratuitas e podem ser feita por meio do formulário ou pelo QR code disponível na imagem.