O Diretório Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu a primeira Semana Profissional das Geotecnologias. O evento iniciou na última segunda-feira, 29 de maio, e encerra hoje, 02 de junho. Com mesas temáticas que uniram teoria e prática, os cinco dias de evento fazem parte do projeto PoliGeo, que objetiva uma formação mais ampla dos alunos, ao integrar formação profissional e acadêmica.
O presidente do Diretório Acadêmico do curso, Andrei Viana Gonçalves Júnior, relata como foi organizar o evento: “Entre os palestrantes, procuramos pessoas que trouxessem a visão profissional para os participantes. Trazer a visão do que as empresas esperam dos futuros profissionais e que diferencial já podem levar saindo aqui da Universidade”. Ele ainda complementa: “O que vemos aqui é o aprofundamento dos conteúdos de sala de aula. Aqui podemos questionar os palestrantes, nos aprofundar em temas de nosso interesse, para chegar mais preparados ao mercado de trabalho”, conta.
A professora Angélica Cirolini, uma das organizadoras do evento, também fala sobre como foi pensar o encontro: “Trabalhamos com uma formação profissional e se torna extremamente relevante aproximar as empresas da nossa realidade acadêmica. É o meio profissional e o meio acadêmico caminhando juntos”, destaca.
Os organizadores contam que houve um alto número de inscritos, de diferentes áreas da UFSM. Um desses foi Felipe Guadagnini Leite, Mestre em Engenharia Agrícola e Tecnólogo em Geoprocessamento, que conta como foi participar mesmo depois de formado: “É sempre importante para nós, enquanto técnicos, poder retornar para a academia. Nosso conhecimento não para depois de formados”, relata. “O mercado e a academia tem que andar juntos. A academia precisa formar um bom profissional para o mercado de trabalho e as empresas têm que olhar para a academia para também se atualizarem com o que é feito aqui”, destaca.
Matheus Trevisan, aluno do Tecnólogo em Geoprocessamento, conta que o espaço serve também para que mais pessoas conheçam o curso: “É importante divulgar o que aprendemos aqui, como trabalhamos, assim também conseguimos dar uma maior visibilidade à nossa área de atuação”, enfatiza.
Para saber mais sobre como foi o evento, confira a matéria produzida pela TV Campus:
Mais informações sobre o evento e o curso, podem ser encontradas no perfil do instagram do Diretório Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento, basta procurar por @dategufsm.
Texto: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista