Inscrições no Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional terminam na quinta-feira

Curso de licenciatura é destinado a bacharéis e tecnólogos já formados, interessados em dedicar-se à docência na educação profissional

A UFSM está com inscrições abertas na seleção para ingresso no PEG – Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional. O PEG é destinado a bacharéis e tecnólogos já formados, interessados em dedicar-se à docência na educação profissional, a fim de complementar a sua formação por meio de disciplinas de cunho didático-pedagógico.

Trata-se de um curso de graduação na modalidade licenciatura presencial, que habilita o profissional para atuação como professor em cursos de institutos federais, escolas técnicas, politécnicas e instituições assemelhadas. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (1º). O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 75,00, deve ser realizado de acordo com as instruções do edital Nº 056/2023 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Lactantes e pessoas com deficiência podem solicitar, no momento da inscrição, atendimento específico para o dia da prova.

No segundo semestre letivo de 2023, a UFSM ofertará 150 vagas, distribuídas em seis eixos tecnológicos:

Ambiente e Saúde (15 vagas) – Para pessoas graduadas em Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental e Terapia Ocupacional;

Controle e Processos Industriais (25 vagas) – Para pessoas graduadas em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica e Tecnologia em Mecatrônica;

Gestão e Negócios (25 vagas) – Para pessoas graduadas em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Tecnologia em Gestão Pública;

Informação e Comunicação (30 vagas) – Para pessoas graduadas em Análises de Sistemas, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Sistemas para Internet;

Infraestrutura (25 vagas) – Para pessoas graduadas em Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Arquitetura e Tecnologia em Geoprocessamento;

Recursos Naturais (30 vagas) – Para pessoas graduadas em Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Produção de Grãos e Zootecnia.

A prova, composta por uma redação, será aplicada no dia 25 de junho, em Santa Maria, com início às 9h e término às 12h. Na redação, será solicitada a produção de um artigo de opinião ou de uma carta aberta.

Todos os candidatos devem ler atentamente o edital, que traz o passo a passo para a inscrição e orientações para opção por cota ou ampla concorrência, bem como a lista da documentação exigida para confirmação de vaga, em caso de classificação. Outras informações referentes à inscrição podem ser solicitadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Informações específicas sobre o PEG, como disciplinas, avaliações e projeto curricular do curso, podem ser solicitadas ao e-mail programaespecialep@ufsm.br ou consultadas na página do PEG.

Serão ofertadas turmas no final de semana (nas sextas-feiras, nos turnos tarde e noite, e nos sábados, no turno da manhã). O horário das aulas será informado posteriormente pela coordenação do curso.

Texto: Prograd