UFSM vence na estreia na temporada da Série Ouro de Futsal
Time masculino venceu no sábado e volta a jogar no dia 3
Publicado em
A UFSM não teve vida fácil em sua estreia oficial na temporada da Série Ouro de Futsal, no sábado (20), no Centro Desportivo Municipal (CDM). O embate contra o Paulista foi tenso e disputado e só foi decidido nos minutos finais. A Federal levou a vantagem mínima para o intervalo, fazendo jus à superioridade na primeira parte do jogo, e acabou sofrendo o empate no início da etapa final. O Paulista teve chances de virar o jogo, mas a UFSM recuperou a dianteira no placar com um golaço coletivo. E, no final, os erros do time de Pelotas com o goleiro linha permitiram à Federal marcar mais três vezes e finalizar o jogo com a vitória de 5×1.
O ala Thales, que foi eleito o melhor jogador da equipe na partida, atribuiu o mérito dos seus dois gols ao trabalho coletivo. “Apesar do placar, a partida não foi nada fácil, e tivemos a cabeça no lugar mesmo depois de tomar o empate”, comentou. Para ele, a vitória é resultado do que a equipe está fazendo nos treinamentos, tecendo elogios à comissão técnica.
O técnico Gabriel Pranke iniciou a coletiva agradecendo ao grupo de atletas e a todos os integrantes do projeto, que desempenharam bem as suas funções. “Foi um jogo nervoso, até por ser estreia e por sabermos que precisamos vencer os nossos jogos em casa, por causa da tabela que temos. Fomos superiores no primeiro tempo e dificultou após tomarmos o empate”, afirmou o treinador, que atribuiu o placar à efetividade da marcação de goleiro linha na parte final do jogo.
Ele analisou também o trabalho desenvolvido neste início de temporada: “Tem sido um desafio pela renovação que houve no grupo. Vamos conhecendo os atletas novos e como respondem durante os jogos. Usamos quase todo elenco hoje e tínhamos jogadores bem jovens no banco, que entraram na partida e deram conta do recado. Estou gostando do que estamos desenvolvendo e do que essas novas peças podem nos dar”, destacou.
O próximo compromisso da equipe de Santa Maria será no dia 3 de junho, em Cachoeira do Sul, contra o São José. O adversário estreou em casa vencendo a ABF, de São Lourenço do Sul, e ontem perdeu para o União Independente em São Sepé.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.