Contribuir com o desenvolvimento do território de abrangência do Distrito Criativo, por meio de ações de extensão envolvendo docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFSM, é objetivo do edital de fomento a ações do Distrito Criativo Centro-Gare, cujo resultado foi divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e Pró-Reitoria de Inovação (Proinova) recentemente.
Dezessete propostas foram selecionadas e receberão o valor total de cerca de R$ 110 mil, provenientes da PRE e da Proinova, via Política de Inovação da UFSM. As ações estão alinhadas aos seguintes eixos: Ambiente Natural e Construído; Governança e Políticas Públicas; Economia Criativa; Identidade e Recursos Culturais.
De acordo com Alice Moro Neocatto, chefe da Subdivisão de Apoio a Projetos de Extensão, o edital demonstra o potencial da inserção da UFSM no contexto do Distrito Criativo. “O edital está em sua segunda edição e se constitui como uma ferramenta para a promoção do Distrito Criativo, além de reforçar parcerias internas, entre pró-reitorias (PRE e Proinova), e externas, com a Prefeitura e outros órgãos e entidades”, afirma.
A importância do edital está no fato de permitir o fomento a ações que são fundamentais para a comunidade. Através do Distrito Criativo, é possível vincular temas como a economia criativa, inovação, uso do espaço urbano, patrimônio histórico aos estudantes e docentes da UFSM, propiciando a troca de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Alice destaca que a produção de conhecimento contextualizada com as demandas da sociedade torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais relacionado com a comunidade. “Estas trocas proporcionam o crescimento tanto da comunidade acadêmica como da comunidade externa à UFSM”, afirma.
As ações contempladas devem agora selecionar bolsistas, que atuarão nas atividades descritas nas propostas. A execução dos planos de atividades terá início em 1º de junho e se estende até 30 de novembro.
Alice conta como foi o processo de avaliação das propostas: “Tivemos a oportunidade de organizar uma comissão composta por docentes e TAEs da UFSM, vinculados à PRE e Proinova, como também a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Santa Maria”. A avaliação levou em consideração a abrangência das propostas, o potencial de visibilidade e de impacto no desenvolvimento socioeconômico do território, o quanto as ações eram inovadoras e se estavam enquadradas nas dimensões de atuação do Distrito Criativo Centro-Gare.
Projetos aprovados:
- Ateliê de Tecelagem;
- Preservação e comunicação no museu educativo Gama d’Eça;
- Proposta de requalificação urbana em termos de mobilidade e acessibilidade urbana para o Distrito Criativo Centro-Gare;
- Design, Identidade e Território: promovendo a valorização de identidades territoriais;
- Arte, Cinema e Audiovisual 2023;
- Lazer, Memória e Tecnologia: identificação de espaços de identidade cultural no Distrito Criativo Centro-Gare;
- Diplomacia Universitária: Casa das Nações;
- F5 Junior – Consultoria Internacional;
- Na Bagagem: conhecendo Santa Maria;
- Programa de interações academia e mercado pelo viés do marketing, marketing digital, comunicação, design e produção artístico-cultural;
- PE.COM UFSM: Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial _Fase 2;
- “Santa [?]” – Uma Montagem Teatral;
- Programa de extensão observatório do turismo “Caminhos do Sul”;
- Dança e patrimônio cultural;
- Santa Maria, Cidade Cultura no Coração do Rio Grande: Economia Criativa e as dinâmicas de desenvolvimento local;
- TuriSMapp: Aplicativo de turismo de Santa Maria, RS;
- Programa de desenvolvimento do turismo no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria/RS.
Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista