Vice-reitora recebe o ator português Pedro Lamares na UFSM

O artista foi uma das atrações da Feira do Livro de Santa Maria

Martha Adaime recebeu o ator português no Gabinete do Reitor

Na tarde desta quinta-feira (11), a vice-reitora Martha Adaime recebeu na Reitoria da UFSM o ator português Pedro Lamares, que está na cidade em virtude da 50ª Feira do Livro de Santa Maria. Na última quarta (10), o artista participou do Livro Livre com o espetáculo “A poesia é uma arma carregada de futuro”.

No encontro, também estiveram presentes a assessora do Gabinete da Vice-Reitora, Sônia Cechin, a professora Raquel Guerra, do Departamento de Artes Cênicas da UFSM, e o assistente em administração Edison Luiz Pavão Borges, do Núcleo de Gestão Artística e Cultural da Pró-Reitoria de Extensão.

Na ocasião, Pedro pôde conhecer um pouco da história da UFSM, como o fato de ser a primeira universidade federal do interior do Brasil. O trabalho paleontológico realizado na Quarta Colônia de Imigração Italiana e em Caçapava do Sul, regiões aspirantes ao título de Geoparque Unesco, também lhe foi apresentado. Os murais artísticos espalhados pelo campus igualmente entraram em pauta. Além disso, o artista se mostrou interessado pela arquitetura dos prédios e reconheceu traços semelhantes aos de Oscar Niemeyer no Planetário da UFSM.

A oportunidade para o encontro veio de forma natural: como várias pessoas da universidade participam da Feira do Livro, fez-se o primeiro contato com Pedro. Assim, ele dedicou uma tarde para conhecer as instalações da universidade e terá inclusive um encontro com alunos do Centro de Artes e Letras da UFSM. A vice-reitora reconhece essa visita como incentivadora a um futuro convênio, algo bom para os dois lados: “eu penso que a cultura é isso. A cultura é a gente sempre juntos: poder público municipal e universidade para a área artística, procurando fazer o melhor para a cidade”, compreende Martha.

Texto e Foto: Gabrielle Pillon, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali