Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão lança livro sobre o projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia

O Progredir é um projeto que tem como objetivo a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único



No próximo sábado (13) ocorre na Feira do Livro de Santa Maria o lançamento do e-book Progredir: Cultura, Turismo e Sustentabilidade no Geoparque Quarta Colônia, obra organizada pelo pró-reitor de Extensão da UFSM, professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho, em conjunto com as técnicas em assuntos educacionais Angelita Zimmermann e Jaciele Carine Vidor Sell, em uma publicação da Editora da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). O lançamento será às 13h30min na Praça Saldanha Marinho.

Vinculada à Cátedra Unesco de “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”, esta obra contém relatos de experiências e artigos que envolvem extensionistas, proponentes e instrutores (docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação), cuidadoras, equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e da UFSM, assim como demais instituições parceiras que atuam para que o programa possa cumprir sua função social no território da Quarta Colônia de Imigração Italiana.

O Progredir Geoparque Quarta Colônia é um projeto que tem como objetivo a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A implementação ocorre a partir da UFSM, no âmbito da PRE, via Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (Coderc) e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus). O Progredir conta também com a participação dos Cras e das prefeituras dos nove municípios que compõem a Quarta Colônia: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

Até o final de 2023 está prevista a oferta de 4.100 horas em cursos de qualificação profissional na área de cultura e turismo, para 2.460 pessoas do Cadastro Único. Em 2022, foram ministrados 38 cursos (com 53 turmas) e, para este ano, estão sendo organizados mais 38 cursos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62131

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes