Os motoristas de veículos elétricos ou híbridos contam com uma nova alternativa para abastecimento em Santa Maria. Trata-se da estação de recarga rápida do projeto Rota Elétrica Mercosul: Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente. Com início de funcionamento no dia 7 de março deste ano, no campus sede da UFSM, a estação tem potência de 60 kW em corrente contínua (DC), ou de 22 kW em corrente alternada (AC), e tensão de aproximadamente 400 V, em uma instalação trifásica. Está instalado em um estacionamento ao lado do prédio 9E, sob um teto constituído por placas solares de energia fotovoltaica, com pico de 10 kW de potência; além disso, o dispositivo também está conectado à rede elétrica convencional do campus.
A estação de recarga do campus está disponível 24 horas por dia para o abastecimento gratuito de veículos. Para usá-la, o usuário precisa ter um smartphone e conexão com a internet, para instalar o aplicativo da startup que gera as licenças de uso da estação, a qual é a primeira em funcionamento dentro do projeto Rota Elétrica Mercosul. A velocidade da recarga depende de diferentes fatores, como o modelo do veículo que será abastecido, o tipo de carregador instalado nele e o modelo, carga e capacidade de armazenamento da bateria.
Considerando-se, por exemplo, um veículo com 60 kWh de capacidade da bateria que chegue à estação com metade da carga, o mesmo levará até 30 minutos para completá-la. Porém, se usar um carregador de 22 kW, levará aproximadamente uma hora e meia para concluir o mesmo carregamento
Rota elétrica – Com um valor total estimado em R$ 13,77 milhões, o projeto da Rota Elétrica Mercosul é fruto de um edital do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contando com a gerência da CEEE Equatorial e com a UFSM como instituição executora. O projeto tem como proposta instalar pontos de recarga elétrica ao longo de 905 quilômetros do território gaúcho, iniciando a rota em Torres (com destino ao Uruguai), passando pelos municípios de Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar (que, em razão da extensão territorial, receberá duas estações) e Jaguarão. A Argentina, incluindo a capital Buenos Aires, também poderá ser acessada a partir do Uruguai (que já possui uma rede de estações de recarga), pela travessia do estuário do Rio da Prata.
Além disso, a partir de Torres, os veículos elétricos podem chegar a Santa Catarina e, pela conexão de pontos de recarga proporcionada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), é possível o deslocamento até o Paraná. Nesse estado, as estações de recarga da Companhia Paranaense de Energia (Copel) permitem que os carros elétricos cheguem até o Paraguai e a Argentina. Com isso, o projeto não apenas possibilita aos gaúchos o deslocamento com carros elétricos para os países vizinhos e aos outros estados da região Sul, como também proporciona a argentinos, uruguaios e paraguaios viagens de turismo com carro elétrico até o litoral gaúcho e catarinense.
Da mesma forma que o dispositivo instalado recentemente na UFSM, as outras estações da Rota Elétrica Mercosul também serão abastecidas tanto por células fotovoltaicas quanto pela rede elétrica convencional. Uma exceção digna de nota será o ponto de recarga de Osório. Como o município conta com um dos maiores complexos de geração de energia eólica da América Latina, a estação local – além das duas alternativas de abastecimento mencionadas – contará com o seu próprio “catavento”, como são popularmente conhecidas as turbinas eólicas.
Em razão das atividades de ensino, pesquisa e extensão que vai proporcionar para a comunidade acadêmica, a estação de recarga rápida da UFSM será a única da Rota Elétrica Mercosul que não ficará à beira de uma rodovia. Todos as outras serão instalados em estacionamentos ou paradouros que proporcionem aos motoristas um espaço com iluminação e segurança.
No Campus da UFSM em Cachoeira do Sul também será instalada uma estação de recarga rápida. Apesar de a cidade não fazer parte da Rota Elétrica Mercosul, a instalação de uma estação em Cachoeira do Sul tornou-se estratégica para a equipe do projeto deslocar-se de Santa Maria até a região metropolitana de Porto Alegre. Coordenada pela professora Alzenira da Rosa Abaide, do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da UFSM, a equipe conta com um carro elétrico Audi E-Tron, recebido em maio do ano passado, para colher e analisar dados a respeito das condições de trafegabilidade de veículos elétricos no Rio Grande do Sul.
A instalação de cada estação de recarga rápida tem um custo aproximado de R$ 400 mil. A previsão é que toda a rede de carregadores da Rota Elétrica Mercosul esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano.
Outros pontos de recarga – A estação da Rota Mercosul é a segunda a ser instalada na UFSM. Desde março de 2021, está em operação no mesmo estacionamento do campus o primeiro eletroposto rápido do Rio Grande do Sul, fruto do projeto Eletrovias Inteligentes, coordenado pela professora Luciane Neves Canha, que também é docente do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência. Aprovado em uma chamada pública da Aneel, o projeto do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (Ceesp) da UFSM é realizado em parceria com a Copel e o Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás (Cibiogás), entre outros parceiros.
Esse eletroposto tem potência de 50 kW em DC e 43kW em AC, em uma instalação trifásica de 380 V. Da mesma forma que a estação da Rota Elétrica Mercosul, está disponível 24 horas por dia para o público em geral, com monitoramento remoto. O projeto dispõe ainda de outra estação de recarga com as mesmas características no município de Santa Cruz do Sul, junto ao paradouro Lisaruth Delícias Caseiras, que fica à beira da BR-287. Em funcionamento desde abril de 2022, esse é o segundo eletroposto rápido em operação no estado e o primeiro do Rio Grande do Sul instalado em uma rodovia.
Outro eletroposto do projeto fica no Centro Histórico de Porto Alegre, no estacionamento Garage Gigante. Nesse caso, trata-se de uma estação de recarga semirrápida, que opera apenas em DC, com potência de 22 kW. Esse eletroposto constitui, junto com os da UFSM e de Santa Cruz do Sul, a primeira rota elétrica gaúcha, conectando a região central do estado à região metropolitana.
Com as mesmas características do eletroposto de Porto Alegre, em dezembro de 2022 foi instalada uma estação de recarga no Centro de Santa Maria, na Rua José Bonifácio, ao lado da Praça Roque Gonzales (a poucos metros do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo).