Na última quinta-feira (27) ocorreu o encerramento do programa Acelera X, promovido pelo SebraeX, que teve como objetivo selecionar e contemplar projetos de startups com inovação, alto potencial de crescimento e impacto na sociedade. O programa teve duração de seis meses e das 25 empresas que tiveram seus projetos selecionados, cinco fazem parte da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
As startups foram escolhidas com base no grau de inovação, justificativa e benefícios desta inovação, além de uma análise de mercado e potencial de viabilidade técnica. A partir destes critérios, a Auftek Tecnologia, Zeit, Crops Team, InverseVR e Spray Solutions, empresas que fazem parte do ecossistema de inovação do InovaTec, foram contempladas, assim como os demais projetos selecionados, com uma bolsa de R$ 6 mil por mês, totalizando R$ 36 mil.
O evento de encerramento ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, onde foi realizado o chamado demoday, dia de demonstração, em que as startups têm a oportunidade de apresentar seus projetos e os resultados alcançados no decorrer do programa. Altair Felipe Peiter, CEO da Spray Solutions, comenta sobre a sua participação: “Trabalhamos nos pilares de gestão empresarial, financeira, marketing e gestão de pessoas. Por meio do programa, conseguimos melhorar todos esses processos e ainda dobramos nossa equipe”.
Para o gestor da Pulsar, Anderson Paim, o programa foi uma grande oportunidade para as startups participantes, que contaram com o apoio do SebraeX e de mentores especializados para alavancar seus projetos. “A participação das cinco startups da Pulsar no Acelera X é um importante marco para a nossa incubadora, que demonstra mais uma vez o seu comprometimento com a inovação e o empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a sociedade”, ressalta.
O programa de aceleração do Sebrae conta com o apoio da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e da Associação Gaúcha de Startups (AGS).
Texto: Izadora Lemes Rocha, estagiária de jornalismo do InovaTec UFSM Parque Tecnológico
Foto: Divulgação