Projeto Flores para Todos realiza Dia de Campo inédito na fronteira oeste do estado
É a primeira vez que um dia de campo de floricultura acontece na Fronteira Oeste
Publicado em
Na quarta-feira, 26, aconteceu o Dia de Campo sobre Floricultura e Agroturismo no município de Alegrete, região da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Este é o segundo evento do ano com entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos, que está em andamento nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, neste primeiro semestre de 2023. Foi o primeiro Dia de Campo de Floricultura na história da Região da Fronteira Oeste do Estado.
Segundo o Professor da UFSM, Nereu Augusto Streck, Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, o evento marcou a entrega de resultados de quatro culturas de flores do Projeto (gladiolo, girassol de corte, dália de corte e Ornithogalum) cultivados na propriedade do produtor familiar Paulino Nazaro da Silva. “Fizemos o plantio das primeiras flores dia 06 de fevereiro deste ano. Durante as quatro semanas seguintes fomos plantando as demais para que todas estivessem floridas para o evento e deu tudo certo”, explica o professor. “Fizemos visitas semanais durante quase três meses para levar o conhecimento e repassar ao produtor as práticas de manejo para uma produção sustentável e lucrativa de flores. O projeto Flores para Todos é um projeto agudo e desruptivo em todo Brasil e a prova prática disso é que em mais um município do Brasil em menos de três meses o projeto entregou resultados neste Dia de Campo inédito na Região e que estão gerando renda ao produtor”, conclui Nereu.
O evento contou com 123 participantes entre produtores, consultores, extensionistas, estudantes e professores de vários municípios do Rio Grande do Sul e de autoridades nacionais e estaduais como o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) e Presidente da Associação Rio-grandense de Floricultura (AFLORI) Walter Winge e o Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul Leonardo Cera.
O Dia de Campo foi uma realização da Equipe PhenoGlad da UFSM, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Alegrete, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, do CREA/RS e da Emater/RS-Ascar.
Os Dias de Campo do Projeto Flores para seguem nas próximas semanas em vários estados brasileiros. O próximo é dia 05 de junho em Nova Esperança do Sul, Rio Grande do Sul.
Números do Projeto
Desde o início, em 2018, até dezembro de 2022 (10ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.
Os números da 11ª fase do Projeto Flores para Todos até o momento, em andamento agora no Brasil:
Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros.
Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.