Na última reunião do Comitê Gestor da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, foi eleito, por unanimidade, como Coordenador do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos (CTT-IF). Nesse novo cargo, Érico, que foi membro Titular da Farmacopeia Brasileira (FB) por quase duas décadas, volta a ter assento no Comitê Gestor da FB. O docente já vinha atuando junto à ANVISA, como membro titular do Conselho Deliberativo, Comitê Gestor ou de Comitês Técnicos-Temáticos.
Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos
Neste Comitê são discutidos e avaliados os critérios e procedimentos da Farmacopeia Brasileira para o controle de qualidade de fármacos e de adjuvantes comercializados no Brasil. Érico avalia que a função de membro do Comitê Gestor e, em especial, de coordenador do CTT-IF é de grande responsabilidade dada a atuação que o setor possui. “Essa nomeação mostra a visibilidade e reconhecimento do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa na UFSM, em especial para o estabelecimento dos métodos analíticos e dos padrões de qualidade dos fármacos comercializados no país”, destaca o docente.
Érico é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, atuando nas áreas de química analítica e intensificação de processos industriais com emprego de sistemas de ultrassom e de micro-ondas. Além da área de química e engenharia química, tem grande contribuição na área de farmácia, com o desenvolvimento de métodos que são usados, atualmente, como referência na Farmacopeia Brasileira, tendo sido pioneiro na implementação de métodos analíticos modernos na área de espectrometria atômica. Além desse cargo, Érico é o atual Deputy Topic Leader do Expert Working Group/EWG-Q3D, Elemental Impurities, indicado pela ANVISA no International Conference of Harmonization, desde 2018.
Farmacopeia Brasileira
A Farmacopeia Brasileira é a referência para o estabelecimento do controle de qualidade de fármacos no Brasil. Tem como função principal estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de princípios ativos, excipientes e outras formas farmacêuticas para uso em saúde. Esta entidade pertence à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os colegiados da Farmacopeia Brasileira têm por objetivo assessorar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na revisão e atualização periódica dos compêndios e produtos da Farmacopeia Brasileira. A participação nos Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira é considerada atividade de relevância pública e não remunerada.