O Conselho Superior da Pró-Reitoria de Inovação (Proinova) aprovou 19 projetos para aplicação de fundos oriundos da Política de Inovação. Este foi o primeiro conjunto de projetos estratégicos contemplado desde a criação da Pró-Reitoria.
A verba disponível é na ordem de R$3 milhões e cerca de R$1,5 milhão foi distribuído nesta primeira seleção. O recebimento dos valores das taxas da UFSM nos projetos e aplicação pela política de inovação é previsto na Lei de Inovação e foram priorizadas as áreas de: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Internacionalização, Parque Tecnológico, Unidades de Ensino (proporcional à captação), além da Gestão e Fomento do Programa.
Os projetos selecionados possuem características como institucionalidade, abrangência, universalidade, aplicação finalística, fomento de áreas mais restritas para captações externas.
Projetos aprovados
A maioria dos projetos serão executados por meio por meio de editais – iniciativas que trarão uma série de oportunidades para os docentes, técnicos administrativos e discentes, bem como parceiros externos. Abaixo a relação de projetos aprovados:
Sobre a Política de Inovação
A Política de Inovação da UFSM foi aprovada em 2021, por meio da Resolução 044/2021 e dispõe sobre a organização e gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia, o empreendedorismo e a gestão da propriedade intelectual no âmbito da Instituição e de suas relações com empresas públicas e privadas.
O recurso da Política de Inovação é regido pelo art. 18 da Lei de Inovação, que menciona que devem ser aplicados exclusivamente para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O foco é incentivar a inovação, o empreendedorismo e a pesquisa científica e tecnológica em interação com a sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento do sistema produtivo.