Exchange Stories: evento reuniu interessados em intercâmbios acadêmicos para troca de experiências

A primeira edição do encontro apresentou possibilidades para interessados em realizar a mobilidade acadêmica

Nesta terça-feira (5), a Secretária de Apoio Internacional (SAI), realizou a primeira edição do evento Exchange Stories. O encontro teve como objetivo acolher os alunos da UFSM que realizaram mobilidade acadêmica no segundo semestre de 2022 e tirar as dúvidas daqueles que têm interesse em realizar um intercâmbio. O encontro foi realizado em dois momentos, manhã e tarde, para contemplar toda a comunidade acadêmica.

A conversa iniciou com uma fala do Secretário de Relações Internacionais da SAI, Paulo Bayard, relatando a importância do momento para a troca de experiências e para estimular aqueles alunos que ainda não haviam pensado na possibilidade de realizar a mobilidade. A responsável pelo Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais, Ariane Rossi, destacou que a ideia é que o evento ocorra todo início de semestre. “Está previsto em resolução para ser realizado com os alunos que voltam, mas a gente nunca conseguiu realizar. Agora estamos fazendo como se fosse um piloto, um teste, e imaginamos continuar esse evento nos outros semestres”, explica.

Diversas possibilidades

O bate-papo contou com 5 estudantes que realizaram a mobilidade por convênios bilaterais, pela AUGM, BRAFITEC ou estágio no exterior. Participaram Felipe Ramos de Mello, que realizou o estágio obrigatório do curso de Engenharia Acústica no Instituto Fraunhofer, na Alemanha; Helena Trombetta, acadêmica de Relações Internacionais, que estudou um semestre na Vrije Universiteit Brussel (VUB), na Bélgica; Maitê Pellenz, acadêmica de Fisioterapia que esteve na Universidade de Granada, na Espanha; Mariana Lisboa Ricalde, também estudante de Fisioterapia, que fez um semestre do curso na Universidade de Sevilla, na Espanha; e Felipe Bruschi, graduando de Engenharia Elétrica, que realizou um semestre na Universidade de Parma, na Itália. Na ocasião também esteve presente o mestrando em Ciências Sociais, Mateus Lazzaretti, que foi o primeiro aluno da UFSM selecionado para participar do programa Escola de Verão, na Argentina. No país vizinho, o acadêmico pode ter contato com pesquisadores argentinos e foi convidado para submeter artigos para a Universidade Nacional de Entre Ríos (UNER).

Durante o evento, os estudantes convidados falaram sobre suas experiências com a moradia em outro país, o choque cultural e as dificuldades nas primeiras semanas em se adaptar ao novo idioma. A estudante de Fisioterapia, Mariana, fez questão de ressaltar os bons momentos que viveu na Espanha. “Fiz muita amizade lá, os latinos são muito unidos, estávamos sempre fazendo algo, festa, piquenique, exercícios”. Ela ainda completou: “Essas amizades e essa troca de experiências são o que eu vou levar para a vida”. Já Helena, falou sobre a escolha da cidade do intercâmbio. “A cidade foi muito interessante para mim como estudante de Relações Internacionais. Para minha área, ir para Bruxelas foi a melhor escolha”.

Como realizar um intercâmbio através da SAI

Atualmente, a UFSM possui cerca de 130 convênios bilaterais com universidades ao redor de todo o mundo. O local do intercâmbio depende do interesse do aluno e das instituições que disponibilizam o curso. Vale ressaltar que a Instituição realiza a isenção das taxas, porém, não disponibiliza bolsa em forma de ajuda de custo. Alguns editais ou programas oferecem bolsas, como o Programa AUGM, que realiza mobilidade acadêmica para os países da América Latina.

A SAI está com editais abertos de mobilidade internacional para alunos de graduação. Para mais informações acesse o site da SAI ou entre em contato através do e-mail sai@ufsm.br.

Texto e foto: Maria Carolina Dias, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista