Ocorreu no dia 15 de março, pelo canal no Youtube do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (Ovan) da UFSM, o lançamento do e-book Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde: Relatos de Experiências dos Municípios Gaúchos.
O e-book foi organizado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPG) da UFSM Laura Virgili Claro e pela professora Vanessa Ramos Kirsten, do Departamento de Alimentos e Nutrição da UFSM (Campus de Palmeira das Missões) e também docente do PPG em Gerontologia. Conforme a docente, com a publicação e divulgação do e-book, espera-se contribuir com o compartilhamento de conhecimento teórico e técnico para profissionais de saúde e estudantes, além de valorizar cada experiência desenvolvida.
No e-book estão compartilhadas 42 experiências, divididas em sete capítulos, fruto de ações desenvolvidas por profissionais comprometidos com a vigilância alimentar e nutricional e com o fortalecimento da atenção primária à saúde. “Esse é um dos resultados das ações extensionistas do Ovan que reconhece as experiências das equipes de saúde do estado do Rio Grande do Sul”, afirma Vanessa.
Durante o lançamento do e-book, estiveram presentes, além das organizadoras, a coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Maísa Beltrame Pedroso, assim como autores e coautores dos capítulos e profissionais e gestores municipais em saúde, que tiveram espaço de fala durante a ocasião. Eles ressaltam a importância da publicação do e-book para a valorização profissional e da execução das ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde.
As experiências foram reunidas e selecionadas a partir de um edital de chamada pública para submissão de relatos de experiências em vigilância alimentar e nutricional, direcionado exclusivamente para municípios gaúchos, como forma de fortalecer o monitoramento da situação alimentar e nutricional dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul e qualificar a vigilância alimentar e nutricional.
A publicação faz parte do projeto “Qualificação da vigilância alimentar e nutricional: uma proposta de educação permanente para a melhoria da qualidade da atenção à saúde nos municípios do RS”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde.
Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões