No último domingo (19), a Equipe Feminina A de Voleibol da UFSM consagrou-se campeã da primeira etapa da Liga Gaúcha de Voleibol. A partida foi sediada pela equipe de Horizontina, na cidade de Santa Rosa. As universitárias venceram as donas da casa no tie-break e iniciaram com vitória a primeira de oito etapas que antecedem os mata-matas. Nos dias 1 e 2 de abril, é a vez da equipe da UFSM sediar a segunda etapa do torneio, a ser realizado no Centro Desportivo Municipal (CDM), com transmissão ao vivo no Youtube da Equipe de Voleibol UFSM. As inscrições de novas equipes ainda estão abertas no site da Liga.
Após a partida, três jogadoras da UFSM receberam prêmios pela atuação individual no jogo. Caroline Cipolatto Ferrão foi eleita a melhor levantadora, Maria Eugênia Rodrigues foi reconhecida como atleta destaque e Agnes de Jesus Caporal Mostaceros como melhor líbero.
Etapas
Na fase classificatória, o estado é dividido em cinco regiões e cada uma delas possui oito etapas, quando times locais disputam entre si. Após a conclusão dessa fase, são selecionadas as equipes com maiores desempenhos para irem para final regional. Nela, as melhores colocadas se classificam, dessa vez para a grande final estadual em novembro. A Equipe da UFSM participa da Região I, isto é, cidades das regiões Noroeste e Centro do estado, com seu time A e B (UFSM/ Ímpetus Energia), mas somente o primeiro disputou os jogos até então. Na etapa inicial, as atletas enfrentaram as equipes Horizontina Voleibol, UPV Santo Ângelo, MAV Ijuí e SRV Attiva Santa Rosa. Em casa, jogam em primeiro de abril.
Equipe masculina
A Equipe Masculina de Voleibol da UFSM também representa a Instituição na Liga. No último sábado, 18, foram à Ijuí disputar a primeira etapa, que contou com os mandantes Ijuí Pró-Vôlei e também com as camisas de ADCH (Salto do Jacuí), UPVSM – Associação Unidos pelo Vôlei de Santa Maria, AABB/AGV (Santo Ângelo) e AVT Voleibol/ Vida e Aconchego, de Horizontina, que foi a campeã. Os universitários caíram na semifinal para os donos da casa e assim, ficaram em quarto lugar. Em casa, os atletas jogam em 2 de abril.
Voleibol UFSM
O projeto Voleibol UFSM congrega todas as equipes praticantes do esporte na Instituição e é coordenado pelo professor do curso de Educação Física e Desportos, Lorenzo Laporta, que também é técnico da Equipe Feminina A. Conta com os auxiliares Leonardo Pompéo Simon e Pedro Gonçalves Modesto. Compõe a equipe o psicólogo Ricardo de Freitas Beffart e o fisioterapeuta Guilherme Cabreira de Anunciação. Do setor da comunicação, fazem parte Larissa Toniolo, Luísa Beatriz de Siqueira e Luiza Sturm Mielke.
Com informações e fotos do Projeto Voleibol UFSM