UFSM realiza chamadas orais do SiSU 2023/1 até sábado (18)
Processo será realizado no Campus Sede e nos demais campi para preencher 2.017 vagas
Publicado em . Atualizado
A UFSM realizou na manhã desta quarta-feira (15) a primeira chamada oral do SiSU 2023/1. Centenas de candidatos constantes na lista de espera compareceram ao Centro de Convenções do Campus Sede para concorrer às vagas oferecidas para os 19 cursos disputados no turno.
Desde o início da manhã, o movimento foi intenso nos arredores do Centro de Convenções, tanto de candidatos quanto de familiares e amigos. Ângela Maciel Maki, de Santa Maria, acompanhou a filha, Marina, candidata a uma vaga em Direito. “Estou muito ansiosa”, disse a mãe, na expectativa de que a filha dê continuidade a uma história familiar: o irmão, Miguel, também ingressou na UFSM pela chamada oral e se formou em Medicina Veterinária em fevereiro.
Famílias inteiras acompanharam os candidatos. Paulo e Mônica Castro saíram às 4h30 de Panambi para trazer a filha, Giovana, que estava na lista de espera para o curso de Direito. “Temos expectativa de que dê certo”, disse o pai. Junto com eles veio o filho Gabriel, de 11 anos, que, acompanhando a movimentação de jovens buscando ingressar na UFSM, já soube dizer a carreira que pretende seguir daqui a alguns anos: “robótica”.
Já no auditório do Centro de Convenções, os candidatos – que precisaram fazer a habilitação online na segunda (13) e na terça-feira (14) – aguardavam com expectativa pelo início da chamada oral. Os amigos Lucas Noal, Marcelo Jornada e Augusto Militz, de Santa Maria, são colegas desde o colégio e compareceram juntos. Lucas tentava vaga para Ciências Contábeis, e Marcelo e Augusto, para Administração. “Sempre quis fazer esse curso”, disse Augusto.
A chamada oral reuniu candidatos de vários municípios. Merlin Martina Spörl veio de Agudo para tentar vaga em Contábeis. Na lista de espera para Educação Especial, Wenderson Oliveira veio de São Sepé, enquanto Renata Emiliano, de Alegrete, esperava entrar em Filosofia. Manoela Mayumi, de Santana do Livramento, candidata a Desenho Industrial, confessou nervosismo. “Ver tanta gente assim reunida assusta”, disse.
“Bem-vindos à UFSM”
Após a conferência dos sistemas e explicação do funcionamento do processo, o professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação, agradeceu aos participantes e deu as boas-vindas. “Bem-vindos à UFSM, uma das 10 melhores universidades do Brasil”, disse. Na sequência da exibição de um vídeo institucional, teve início a chamada oral, por cursos e por ordem alfabética. Sob aplausos, os chamados sem encaminhavam para o palco do Centro de Convenções para a etapa final.
À medida em que o processo transcorria, a UFSM ia ganhando novos acadêmicos. “Estou nervoso até agora, mas feliz”, disse Estevan Schmidt, de Santa Maria, classificado para Administração diurno. Já com o rosto pintado de “bixo”, Ana Paula de Matos Barroso comemorava o ingresso em Administração com a mãe, Marta. “Estou muito emocionada e orgulhosa. Ela tem 18 anos e recém saiu do Ensino Médio”, comemorou Marta.
Chamada oral oferece 2.017 vagas
A chamada oral segue até quinta-feira (16) no Campus Santa Maria e na sexta (17) e no sábado (18) será realizada nos campi fora de sede. No total, há 2.017 vagas em todos os cursos de graduação da UFSM para serem preenchidas. Cronograma, quadro de vagas e relação dos candidatos podem ser conferidos no site SiSU/UFSM.
A chamada oral é uma estratégia utilizada pela UFSM para otimização do preenchimento das vagas que restaram da chamada regular. A lista de espera é composta por pessoas que se inscreveram no SiSU e optaram por participar, mas que, pela pontuação obtida, não se classificaram para a primeira chamada do SiSU, a chamada regular.
Texto e fotos: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.