A UFSM ocupa a 18ª posição na América Latina e a 15ª no Brasil (11ª entre as federais) no Webometrics Ranking of World Universities. A iniciativa considera o impacto da presença das Instituições de Ensino Superior (IES) na web.
Entre os objetivos da classificação está o apoio a iniciativas de acesso aberto, acesso eletrônico a publicações científicas e outros materiais acadêmicos. Além disso, visa avaliar o desempenho global e a visibilidade das universidades.
Webometrics Ranking of World Universities
A primeira edição do ranking foi em 2004. Atualmente, contempla mais de 31 mil IES de todo o mundo. O objetivo, segundo os organizadores, é “motivar tanto as instituições quanto os acadêmicos a terem uma presença na web que reflita com precisão suas atividades”. Os indicadores avaliados dão conta do impacto dos conteúdos publicados na web (50%), número de artigos citados (40%), número de citações de pesquisadores (10%).
O ranking é produzido duas vezes ao ano, durante os meses de janeiro e junho, pelo Cybermetrics Lab, vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de pesquisa na Espanha.