LARP recebe reconhecimento do Inmetro que atesta padrão de qualidade internacional

Laboratório recebeu certificação que garante a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados

O Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) da UFSM foi Acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para Ensaios NBR ISO/IEC 17025 sob número CRL 0627. Isto é, o Laboratório teve o reconhecimento formal do atendimento de requisitos estabelecidos internacionalmente em relação a padrão de qualidade, segurança e confiança dos serviços prestados.

A certificação confirma a manutenção da acreditação do LARP obtida em 2013 e reconhece, ainda, que o Laboratório possui equipamentos modernos e infraestrutura adequada para a realização de análises laboratoriais, visando o monitoramento de resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes em amostras de alimentos, ambientais e industriais. De acordo com o professor Renato Zanella, que atua como Coordenador do LARP, juntamente com Martha Bohrer Adaime e Osmar Damian Prestes, a acreditação confirma que o Laboratório trabalha de forma eficiente dentro de normas estabelecidas internacionalmente, atendendo uma série de requisitos de qualidade e segurança. “Isso faz com que os resultados que geramos sejam reconhecidos com maior garantia. Órgãos como Ministério da Saúde e da Agricultura, por exemplo, só permitem que façamos análises para eles se tivermos essa acreditação”, explica Zanella.

O coordenador também destaca que, na área de atuação do LARP, são poucos os laboratórios que possuem essa acreditação e ter esse reconhecimento é algo que depende de uma grande equipe, que envolve pesquisadores, docentes, estudantes e técnicos. “É como um selo de garantia e isso é importante para nós pela perspectiva do trabalho que desenvolvemos, mas também para a formação de pessoal. Para os estudantes é uma experiência muito rica poderem atuar dentro de um sistema de qualidade que é acreditado pelo Inmetro. Isso tem um peso bastante grande”, finaliza Renato.

LARP

O LARP pesquisa e analisa resíduos de pesticidas em matrizes como hortigranjeiros, águas, leite e outros. Possui projetos regulares de monitoramento que controlam os níveis de resíduos de pesticidas em matrizes que são consumidas pela sociedade (hortigranjeiros, água potável) ou que entram em contato com o meio ambiente (água de cultivo de arroz irrigado, solo, plantas). Esses resíduos podem causar danos irreparáveis ao homem e à natureza.