Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos do curso de Gestão de Cooperativas fazem doação para crianças carentes em Santa Maria

Os alunos criaram a Cooessência, para aprender na prática o funcionamento de uma cooperativa



O Colégio Politécnico da UFSM reuniu no dia 25 de janeiro estudantes, professores e representantes do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol) para a assembleia de encerramento da Cooperativa Cooessência. Na ocasião, os alunos fizeram a doação de R$ 4.872,50 para um projeto do centro que auxilia crianças carentes no bairro Camobi, em Santa Maria.

A condução dos trabalhos na disciplina envolveu a aproximação da prática, desde a constituição da cooperativa, seu desenvolvimento e sua extinção. Ao longo das aulas, os discentes criaram a comissão constitutiva que elaborou o edital de convocação dos associados, conduziram a assembleia e propuseram o estatuto da cooperativa, que denominaram Cooessência.

Os integrantes da Cooessência deliberaram que a cooperativa se dedicaria à produção de aromatizadores de ambientes

A turma deliberou democraticamente, após um brainstorming, que se dedicaria à produção e comercialização de aromatizadores de ambientes. Também definiram, entre os cooperados, quem exerceria a presidência e as diretorias de marketing, produção, pessoas e finanças. A partir desse momento, toda a disciplina teve a condução da presidência da cooperativa e seus cooperados, com apoio dos docentes, quando necessário.

O desenvolvimento do produto envolveu duas etapas: a formulação e a embalagem. A formulação foi realizada no Laboratório de Práticas Farmacêuticas do Colégio Politécnico, com a liderança da cooperada Andrieli Souza (técnica em farmácia) e supervisão da professora Magda Aita Mônego, (coordenadora do Curso Técnico em Farmácia). A fase de embalagem foi realizada em sala de aula.

Ao longo da disciplina, os acadêmicos foram desafiados a elaborar relatórios de marketing, produção, gestão de pessoas e finanças, de responsabilidade dos diretores e demais cooperados. Com isso, os alunos vivenciaram várias situações e problemas que um empreendimento real enfrenta. Os desafios de logística, materiais, produção e comercialização envolviam todos os participantes e suscitaram soluções de natureza técnica e pedagógica.

No final de cada dia produtivo, a diretoria reunia-se para debater e alinhar os problemas que aconteciam durante a fase de elaboração do produto. Em cada momento, se necessário, havia a reorganização do planejamento de produção. Os associados e gestores debateram também as melhores estratégias para compra de materiais, produção, comercialização e alternativas para o sucesso da cooperativa.

Os futuros gestores de cooperativa também apresentaram os relatórios parciais e finais de suas respectivas diretorias. “Como acadêmica do curso Gestão de Cooperativas, jamais imaginei que durante meu tempo de graduação iria experimentar tamanha vivência que a disciplina de Práticas de Gestão em Cooperativas nos ofereceu. Para nós alunos, foi uma experiência sensacional de como vivenciar uma cooperativa na prática, pois passamos por todos os desafios e dificuldades semelhantes ao que acontece no mercado de trabalho. Tenho certeza que, para minha caminhada acadêmica, saio muito mais enriquecida e apaixonada pelo meu curso”, afirma a aluna presidente da Cooessência, Cristiane da Silva Martins.

Para os professores Vitor Kochhann Reisdorfer, Berenice Santini e Ezequiel Redin, do ponto de vista pedagógico, a disciplina possibilitou uma boa aproximação da realidade da gestão de uma cooperativa, onde os alunos (cooperados) precisavam pensar todos os aspectos de uma organização de forma sistêmica e simultânea. Essa prática envolveu-os de forma muito ativa no processo de aprendizagem.

Na última aula do semestre, no dia 25, houve a assembleia final para apresentação e aprovação dos resultados, bem como a extinção da cooperativa. O momento contou com a presença das irmãs de Maria de Schoenstatt, representantes do Cefasol. A cerimônia de entrega foi marcada por muita emoção e agradecimentos pela possibilidade da turma auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade social.

Outras informações constam na páginas da Cooessência e do Cefasol no Instagram.

Texto e foto: professor Ezequiel Redin

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61131

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes