O Campus da UFSM em Palmeira das Missões, através de uma comissão responsável pela elaboração e execução de uma pesquisa de opinião pública acerca da criação de novos cursos na unidade, divulgou no dia 6 de janeiro um questionário sobre o assunto, o qual pode ser respondido até o dia 31 deste mês.
O formulário tem como público-alvo os moradores dos municípios que fazem parte do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea e demais municípios próximos a Palmeira das Missões. De acordo com a professora Dionéia Dalcin, coordenadora da equipe responsável pela elaboração e execução do questionário, o objetivo da ação é saber a opinião da comunidade local e regional sobre possíveis novos cursos que possam ser criados no campus da UFSM em Palmeira das Missões.
“Identificar as necessidades da sociedade é uma das condutas da Universidade Federal de Santa Maria para a elaboração de iniciativas que contribuam na resolução dos problemas sociais das regiões de sua abrangência. Neste sentido, esta pesquisa convida a comunidade a manifestar sua opinião sobre quais cursos gostaria que fossem ofertados no campus de Palmeira das Missões. Espera-se que, com este processo de escuta da comunidade, possamos articular esforços institucionais e embasar decisões sobre os cursos de ensino superior ofertados no Campus Palmeira das Missões”, afirma a docente.
O questionário é breve, podendo ser respondido em até dois minutos e tem a seguinte pergunta considerada como principal:
Qual destes cursos de ensino superior você cursaria se a UFSM-PM ofertasse?
– Biologia, noturno (bacharelado);
– Biomedicina, noturno;
– Biotecnologia, noturno;
– Gestão Pública, noturno (tecnólogo);
– Contabilidade, noturno.
Segundo a comissão, o questionário traz essas cinco opções de cursos, pois seriam esses que teriam maior viabilidade em um futuro próximo. No entanto, o formulário deixa espaço para que o respondente insira qual outro curso gostaria que fosse ofertado pela instituição, já pensando no longo prazo. A expectativa é que o resultado da pesquisa seja divulgado até o mês de abril.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões