A UFSM, por meio do projeto “Telerreabilitação para indivíduos com sintomas persistentes de fadiga pós-Covid”, convida pessoas que tiveram Covid-19 e apresentam sintomas persistentes de cansaço para participarem, de forma voluntária, da pesquisa que busca investigar os efeitos de exercícios respiratórios e musculares sobre sintomas de cansaço e falta de ar causados pela Covid.
A telerreabilitação é o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação e comunicação que possibilitam tratamento a distância. Desta forma, os interessados deverão ter celular e computador com acesso à internet. Também é necessário não estarem realizando exercícios físicos, bem como não terem dificuldades de caminhar e doenças pulmonares ou neurológicas prévias ao Covid-19.
Será realizada uma entrevista com os voluntários, através de ligação telefônica. Os selecionados passarão por avaliações e, posteriormente, receberão intervenção de exercícios físicos à distância.
As avaliações acontecerão no Laboratório de Fisiologia e Reabilitação (Lafir), sob a responsabilidade da professora Carine Cristina Callegaro. Essas avaliações serão utilizadas para o desenvolvimento das dissertações de mestrado das alunas Jéssica da Silva Pissolato e Nathalea Spode de Arruda, do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, e dos trabalhos de conclusão do curso de Fisioterapia das alunas Gabrielle Peres Paines e Mariani da Cruz Rodrigues.
Quem se enquadrar nos critérios destacados pode se inscrever pelo link. Após a inscrição, será feito um agendamento de horário, conforme disponibilidade do participante.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail telerreabcovid@gmail.com e pelo telefone (55) 99663-6445, com Nathalea.