Na manhã desta segunda-feira, 9, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, pró-reitores e demais gestores da Instituição se reuniram no Salão Imembuí para dialogar sobre projetos, planos e iniciativas da gestão para a Universidade. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço de ações da Instituição ao longo de 2022 e projetar 2023.
Analisar resultados e planejar o futuro
Luciano Schuch iniciou o encontro agradecendo a todos os presentes pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2022 e pelo comprometimento que tiveram com o papel de transformar a sociedade e o futuro das pessoas através da Universidade. Schuch explicou que o momento é de fazer um balanço do que foi realizado, analisar o plano de gestão e pensar o futuro.
Durante sua fala, o reitor destacou alguns dados e resultados obtidos em seu primeiro ano à frente da UFSM. Entre os pontos mencionados salientou a importância da continuidade da reforma administrativa, as dificuldades enfrentadas, os progressos já obtidos e os desafios para os novos setores que ainda vão passar pela modernização. Além disso, citou o avanço que a Instituição teve ao passar 100% dos processos da Universidade para o formato digital. “Apenas em 2022 foram 118 mil processos eletrônicos e a mudança do físico para o virtual trouxe celeridade para as atividades. No papel, um processo demorava 19 dias para tramitar. Hoje, leva em média 2,5 dias. Esse é um grande ganho do digital”, comemorou.
Outro ponto de destaque é a quantidade de dados e informações que a UFSM tem, analisa e disponibiliza de forma transparente para a comunidade. Em 2022, o site da Universidade teve mais de 25 milhões de visualizações. Além disso, dados e índices embasam rankings, avaliações e indicadores que têm trazido resultados positivos e de destaque, como é o caso do Índice Geral de Cursos (IGC) e da consolidação e aumento dos conceitos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade. Ainda, o reitor explica que os dados podem levar a Instituição a repensar práticas, ofertas de cursos e formas de ingresso ao ensino superior – discussões que já iniciaram no ano anterior.
O primeiro ano de gestão também foi marcado pelo fortalecimento de uma das grandes bandeiras da reitoria: o fomento à inovação. Esse ponto foi amplamente abordado no encontro, nas suas mais diversas esferas, seja no incentivo a projetos, incubadoras sociais e tecnológicas, criação de startups, empreendedorismo, desenvolvimento de tecnologias, criação da Pró-Inova, uma pró-reitoria com foco nessa temática e do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia – projetos que estão em andamento e devem ser apresentados em breve.
O reitor ainda relembrou que esses resultados foram obtidos em um cenário pós-pandemia, que ainda gera muitos impactos na rotina universitária. “Em 2022 voltamos de uma pandemia. Ainda estamos sofrendo seu efeito e, mesmo assim, obtivemos números muito bons. Temos dados e resultados que atestam a qualidade do trabalho feito na Universidade. Isso mostra que estamos indo no caminho certo”, destacou o gestor que ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os diversos setores da UFSM.
Schuch ainda pontuou a importância fundamental da extensão universitária e do desenvolvimento de ações que tenham impacto na sociedade, colocando esse ponto como um grande desafio e missão da Universidade. “Nosso trabalho só é forte quando transformamos nosso entorno e impactamos a comunidade. A pesquisa realizada tem que ter impacto social, gerar renda e desenvolvimento. Precisamos atuar e impactar! Devemos traduzir o conhecimento da pesquisa para melhorar a sociedade e trazer benefícios, reduzindo, cada vez mais, as distâncias com a comunidade. Esse é nosso papel transformador”, afirmou.
Desafios a serem enfrentados
Um dos desafios enfrentados foi o corte de recursos orçamentários, prejudicando o andamento pleno das atividades da UFSM, atingindo projetos, iniciativas, serviços de vigilância, limpeza e manutenção dos campi. No ano de 2022, cerca de 400 postos de trabalho terceirizados foram cortados na Universidade. Nesta perspectiva, também foi trazida a assistência estudantil da UFSM, que está entre as melhores do Brasil por atender a todos os eixos estabelecidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (moradia, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico). No entanto, as ações com foco nos estudantes também foram fortemente impactadas com a falta de recursos e vão exigir atenção por parte da gestão.
Para os próximos anos, o reitor acredita que dificuldades ainda serão encontradas, mas avalia que o cenário é favorável para a continuidade dos planos, fortalecimento da universidade e desenvolvimento de novas ações. “Esperamos que os próximos três anos sejam de diálogo, avanços, muito trabalho, valorização das universidades e da importância delas para o cenário nacional. Nós somos o elemento de transformação da sociedade. Agora estamos em um cenário positivo, de esperança, de ideias e em um ambiente propício para o crescimento. Temos um solo fértil para obtermos grandes resultados”, finalizou Schuch.
Seminários de Gestão
Para o ano de 2023, a reitoria da UFSM planejou a execução de seminários mensais com temas diversos e de interesse dos gestores da Instituição, para capacitar e qualificar os profissionais em áreas diversas. O primeiro encontro foi com o tema “Liderança e Soluções: como estabelecer a comunicação assertiva na gestão”, com Fabiana Sparremberger, diretora de jornalismo do Grupo Diário.
Em sua fala, Fabiana reafirmou a necessidade do trabalho conjunto e integrado entre os setores da Universidade e a importância da comunicação assertiva em momentos de crise e conquistas. A jornalista apresentou cases e situações para inspirar os gestores a atuarem de forma propositiva, objetiva e com foco na comunidade.
Texto e fotos: Mariana Henriques, jornalista